O melhor de tudo? A extensão do período de vida útil dos smartphones para 5 anos pode estender-se também a todos os modelos Google Pixel com processador Tensor. Ou seja, também os Pixel 6 e Pixel 7 poderão receber ainda mais tempo de suporte oficial.
Ainda que a Apple continue a ser a figura paradigmática no suporte oficial de software aos seus smartphones, certo é que as fabricantes Android começam (finalmente) a recuperar o tempo perdido. Não obstante, a tecnológica de Cupertino entrega até 6 anos de atualizações para os seus atuais dispositivos móveis, uma marca difícil de igualar em 2023.
Google pode garantir até 6 anos de atualizações do sistema operativo Android
Isto dito, louvamos os esforços das variadas fabricantes Android, da Samsung à própria Google no gradual alongar do período de atualizações oficiais. É este um dos grandes quesitos na hora de comprar um novo smartphone, o facto de saber que uma determinada marca não abandona o seu produto volvido um par de anos.
Face ao exposto, é certo que a Google é a única responsável pelas novas funcionalidades, mudanças e adições ao sistema operativo Android. Todavia, o suporte efetivo de software cabe apenas às fabricantes ou OEM's de cada marca e modelo em questão.
Agora, contudo, surge um novo relatório a apontar mais um acréscimo de suporte oficial para os smartphones Google Pixel. Ou seja, aumentando a sua vida útil com até mais um ano de suporte oficial, passando assim de cinco anos para um total de seis anos.
Smartphone Pixel 8 podem estrear o suporte alargado em updates Android
Ecrã: 6,1" OLED Full-HD+ a 90 Hz
Processador: Google Tensor G2 (5 nm)
Memória RAM: desde 8 GB
Armazenamento: 128 GB
Câmaras: 64 + 13 MP / 13 MP
Bateria: 4 385 mAh a 18 W
Cores: Charcoal, Snow, Sea, Coral
Lançamento: maio de 2023
As novidades foram agora avançadas pela publicação 9to5Google, citando fontes próximas da gigante das pesquisas. Importa frisar que até ao momento a Google garante até 3 anos de atualizações do sistema operativo Android e até 5 anos de atualizações de segurança e correções de erros.
A atual política de atualizações foi implementada com a geração Pixel 6 em 2021. Entretanto, tivemos outras fabricantes como a OPPO, OnePlus e a Vivo, além da Samsung, a aumentar também o período de suporte oficial aos seus dispositivos móveis.
Agora, ao que tudo indica, a Google deverá superar as demais fabricantes ao estender até 5 anos o suporte oficial para o Android.
Ecrã: 6,3" AMOLED Full-HD+ 90 Hz
Câmara: 50 + 12 MP / 10,8 MP
Carregamento: 120 W
Bateria: 4355 mAh a 20 W
Processador: Google Tensor G2 (5 nm)
Sistema operativo: Android 13 (puro)
Memória: 8 GB + 128 GB
Lançamento: outubro de 2022
A nova política de atualizações pode ser implementada com a geração Pixel 8 a chegar possivelmente em outubro de 2023 caso a Google mantenha o seu calendário de lançamentos. Para já, contudo teremos que aguardar para ver se estes (bons) rumores terão confirmação.
Smartphones Pixel com chipset Tensor terão até 5 anos de atualizações
Ecrã: 6,7" LTPO AMOLED Full-HD+ 120 Hz
Câmara: 50 + 48 + 12 MP / 10,8 MP
Carregamento: 120 W
Bateria: 4355 mAh a 20 W
Processador: Google Tensor G2 (5 nm)
Sistema operativo: Android 13 (puro)
Memória: desde 8 GB + 128 GB
Lançamento: outubro de 2022
Em suma, esta é uma das hipóteses que gostaríamos de ver efetivamente a ser aplicadas não só nos próximos smartphones Google Pixel 8, como também para os Pixel 6. Na prática, todos os telemóveis da marca com processadores Google Tensor.
Este potencial alargamento da política de atualizações veria a Google a ultrapassar a Samsung que atualmente garante até 4 anos de atualizações para os seus dispositivos móveis.
Por fim, esperamos também que, caso esta nova política sejam implementadas, as demais fabricantes venham posteriormente a seguir os passos da gigante de Mountain View.
Editores 4gnews recomendam: