Google Play vai ter novos parâmetros para aplicações infantis

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Como é hábito, a Google publicou no seu blog de programadores novos parâmetros no que toca a apps feitas para crianças. As políticas são bastante normais e dentro do senso comum. Contudo, a Google irá implementá-las severamente.

As novas políticas são:

  • A app tem de seguir certas parâmetros de informação pessoal caso o público-alvo da app sejam crianças.

Programadores terão de escolher a idade do público-alvo ao desenvolver a app. Caso escolham o público infantil, a Google irá fazer mais questões de forma a determinar a legitimidade da aplicação e do seu programador.

  • Aplicações direcionadas para crianças devem exibir anúncios apropriados oriundos de redes de publicidade autorizadas pela Google

Anúncios são uma parte importante de qualquer aplicação que queira ser rentabilizada. No entanto, os anúncios exibidos num app infantil deverão ser apropriados para o público em questão e tem de vir de fontes de confiança da Google.

  • Se uma aplicação não é direcionada para o público infantil, não deve ser classificada como tal

Com estas ferramentas, os programadores poderão escolher especificamente o público-alvo das suas aplicações. Esta último parâmetro pode parecer demasiado óbvio mas salientar o uso de bom senso ao não classificar uma app como infantil quando não é e vice-versa.

Quando são implementados os novos parâmetros?

De acordo com a Google, estas novas políticas entram em vigor a partir de hoje, data da publicação. Todas as novas apps infantis a caminho da Play Store terão de passar por este processo de filtragem e seleção.

A Google atribuiu ainda um período até 1 de setembro de 2019 para que programadores possam preencher o questionário em relação a apps já estabelecidas. Até essa data, todos os questionários relacionados com as apps devem estar devidamente preenchidos.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.