Google Play Store vai reproduzir vídeos automaticamente

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Recentemente a Google informou que vídeos na Play Store passariam a ser reproduzidos automaticamente. Nesse sentido, todos os vídeos contidos na página de uma aplicação irão ser reproduzidos. Sabendo que esta opção pode tornar-se irritante para os utilizadores, a Google vai incluir uma opção para desativar a reprodução.

Como podes ver pela imagem, serão dadas 3 opções aos utilizadores: reprodução automática a qualquer altura, apenas por redes Wi-Fi ou não reproduzir de todo. Esta última não tinha sido ainda incluída mas a Google já está a testar a opção, para evitar desagradar os utilizadores.

Esta definição não está ainda disponível pois a reprodução automática de vídeos na Google Play Store está em fase de testes ainda. No entanto, quando for lançada a versão final, as opções estarão disponíveis nas habituais definições da loja de aplicações.

Reprodução automática é benéfica para criadores e anunciantes

A reprodução de vídeos automática nas plataformas ajuda os criadores de conteúdo a "agarrar" os utilizadores de uma forma mais eficaz. No Instagram, por exemplo, quando deslizas no teu feed os vídeos são reproduzidos automaticamente, embora sem som, por definição.

Além disso, as publicidades e os seus anunciantes também beneficiam desta fórmula. Qualquer utilizador terá a sua atenção captada mais rapidamente por um vídeo do que por imagens estáticas. No caso de jogos na Play Store, reproduzir vídeo pode incentivar à instalação da app.

Contudo, em termos práticos pode tornar-se irritante e consumir dados desnecessariamente. Por essas razões é que a Google decidiu incluir a opção de reproduzir apenas por Wi-Fi ou não de todo. Afinal, nem todas as mudanças são bem recebidas pela comunidade de utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Oficial: Google Assistant já fala em português de Portugal
  • Google Maps é tudo o que precisas nas férias! Especialmente com esta funcionalidade!
  • Google Stadia está mesmo aí à porta! Mas vai chegar a meio-gás...
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.