Google Play Store: Aprende a criar temas para o teu Android (sem código)

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.
Google Play Store: Aprende a criar temas para o teu Android (sem código)
Para criares temas Android e publicares na Google Play Store não precisas de aprender código!

Antes de começar a 4gnews era um criador de temas para smartphones Android. Embora gostasse do que fazia, tenho de admitir que não era um criador propriamente bom. Mesmo assim, ainda consegui vender alguns temas na Google Play Store e ganhar um dinheiro extra. Muitos dos temas criados eram gratuitos, aqueles que sabia que seriam populares, vendia-os a pouco mais de 1€.

Depois a 4gnews acabou por se intrometer na minha vida e deixei a vida dos temas Android. É preciso lembrar que embora a minha paixão por tecnologia seja grande, não tenho qualquer conhecimento de código. Se és uma pessoa com talento e gostavas de fazer o teu próprio tema mas não tens conhecimento de código, estás no sítio certo.

Vê ainda: Passatempo: Não percas tempo e ganha um Apple iPad Air

Este pequeno tutorial ajudar-te-á a criar um tema do início ao fim. Como não tens acesso a código, tens de ter em atenção que nem tudo é personalizável, mesmo assim, acredito que gostarás desta pequena dica.

Vamos criar o nosso primeiro tema numa plataforma já existente da Go Launcher. Go Launcher é um tema para Android como qualquer outro. A sua plataforma permite apenas que qualquer pessoa sem conhecimento de código crie o seu próprio tema de uma forma simples e rápida.

Criar temas Android é simples e podes publicar a tua obra de arte na Google Play Store

Para tal terás de seguir este link e registar-te no site. Podes registar por mail ou simplesmente introduzir o login via Facebook.

Depois tens apenas de clicar em "New Launcher Theme" e seguir com "Advanced Mode". Será revelado um layout simples e prático. Começas com o Wallpaper. Escolhes o papel de parede que preferires e fazes upload.

AK9Zwgf.png

Para fazeres upload do wallpaper ou outra imagem passa o rato por cima das imagens à direita e clica em "Upload". Tem em conta o tamanho das imagens. É bom que tenhas o mínimo conhecimento de photoshop para tal. Nem que seja apenas para as redimensionar.

DUXbqS1.png

Depois de alterado a imagem de fundo, tudo é basicamente idêntico. Podes substituir o ícone do "caixote do lixo", os ícones mais conhecidos e imagens de definições. Precisas de simplesmente substituir os ícones por imagens que queiras personalizar. Aconselho que escolhas imagens png com fundo transparente para os ícones.

r7tQUHc.png

Depois de todas as mudanças de imagem (que dará certamente algum trabalho), tens apenas de testar o tema e ver se encaixa com as tuas expectativas.

Na parte superior clica no ícone com uma seta para baixo dentro de um quadrado, introduz os dados do tema e espera uns minutos. Quando o tema tiver "empacotado" dar-te-á a possibilidade de fazeres o download da APK.

R1zwc7V.png

Instala a APK no teu smartphone. Lembra-te de autorizar nas definições "fontes desconhecidas", e testa o tema. De referir que para o tema funcionar precisas de ter ativo o launcher principal "Go Launcher".

Mas não te fiques por aqui

Depois podes sempre pegar nessa APK e partilhar com o mundo na Google Play Store. Transforma-te em desenvolvedor Android com um valor anual de 25€ e publica os teus temas para o mundo!

Lembra-te de bons screenshots, uma boa descrição e em várias línguas! Não queiras fama rápida. Constrói um bom portfólio de temas gratuitos e depois cria uns com um valor adicionado! Quem sabe se um dia não será este o teu trabalho!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Temple Run 2 ultrapassa os 500 milhões de instalações

Hitman Sniper está agora gratuito para Android

SCDKey, licenças para Microsoft, Steam e muito mais. O melhor é o preço

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.