Google Play Store: jogar jogos antes de serem transferidos pode ser uma realidade

António Guimarães
Comentar

De acordo o XDA Developers, a Google está a ponderar implementar uma novidade na sua loja de aplicações. Quando instalas um jogo, será possível começar a jogá-lo antes da transferência terminar. Esta função é semelhante ao que já existe nas plataformas de jogos como Steam ou Epic Games Store.

A função é especialmente útil quando o utilizador transfere jogos de tamanho grande. Em vez de esperar que a transferência termine, assim que os ficheiros essenciais do jogo forem instalados, será possível começar a jogar de imediato.

O relatório detalha que a função utiliza um sistema de ficheiros virtuais baseado em Linux. O sistema permite que o jogo seja executado enquanto o resto dos ficheiros são transferidos.

Função só deve chegar no Android 12

Os utilizadores do XDA Developers relatam que é pouco provável que esta função venha incluída no Android 11, também conhecido por Android R. A Google abandonou recentemente a sua nomenclatura de letras e passou a utilizar apenas números.

Assim sendo, apenas algures em 2021 com o Android 12 é que devemos ver esta função a chegar ao Android. Seja como for, esta é uma forma de dinamizar a utilização da Google Play Store, no que se trata de jogos, uma das componentes mais importantes da loja de aplicações.

Quase 4000 apps entram na Google Play Store todos os dias

De acordo com a empresa de estudos de mercado Appiventiv, todos os dias são colocadas 3739 novas aplicações na Google Play Store. Pode não parecer muito, mas o acumulado total de apps ao final do ano é abismal. Em transferências, é estimado que os utilizadores façam 250 milhões de downloads diariamente em 2020.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.