Google Play Store: esta aplicação já foi removida duas vezes por spyware!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A app de mensagens ToTok foi removida da Google Play Store pela segunda vez na sexta-feira passada. Esta app já tinha sido removida o ano passado, pouco tempo depois do seu lançamento, originalmente em julho de 2019.

A remoção foi feita com suspeitas de que a ToTok é, na verdade uma ferramenta de spyware criada para auxiliar os Emirados Árabes Unidos na monitorização de conversas que os utilizadores mantêm na aplicação. A ToTok começou por ser bastante popular no Médio Oriente, onde o WhatsApp e Skype são bloqueados.

Um relatório lançado pelo New York Times detalha que, como muitas aplicações atualmente, o ToTok pede acesso à câmara, fotografias microfone, localização, calendário e contactos do utilizador. Alegadamente, estas permissões permitem às autoridades árabes aceder às conversas e localizações das mesmas.

ToTok não reconheceu a controvérsia

A app ToTok emitiu um comunicado a reconhecer a remoção da Google Play Store. No entanto, não reconheceram nenhuma das controvérsias associadas, indicando apenas que a app foi removida devido a "problemas técnicos".

A verdade é que a app já tinha sido recolocada na Google Play Store em janeiro, sendo removida recentemente. Apesar das suspeitas, não é clara ainda porque a Google decidiu remover a aplicação, sendo que a empresa ainda não comentou a situação.

Ironicamente, a popular app de vídeos com nome similar TikTok está sobre algum escrutínio, tendo sido proibida a sua utilização em telemóveis militares nos Estados Unidos. As suspeitas são de que a TikTok recolhe informações sobre os utilizadores, na maioria jovens e crianças, enviando posteriormente para o governo chinês.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android está a ser afetado por um malware que teima em não desaparecer
  • Cuidado! Extensões do Google Chrome são usadas para infetar milhares de utilizadores com malware
  • Google diz que as alterações ao Android da Samsung podem causar vulnerabilidades
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.