Aplicações da Google Play Store terão as suas avaliações recalculadas

Carlos Oliveira

Esta é uma das mais recentes novidades oriundas da Google I/O. Com efeito, a empresa de Mountain View anuncia que irá proceder a um reavaliar de todas as reviews presentes na Play Store.

Esta medida terá efeitos a partir de agosto, mas os desenvolvedores poderão começar a ver os resultados destas reavaliações desde já. O intuito desta medida é que as críticas mais recentes tenham primazia sobre as mais antigas.

Play Store

Até agora, as críticas a uma determinada aplicação na Play Store englobam todas aquelas desde que a app foi lançada. Ora, por vezes isso acaba por ser desapontante para os desenvolvedores, visto que algumas delas já foram atendidas.

Google irá atender a um dos pedidos mais constantes dos desenvolvedores

Perante tal cenário, são vários os desenvolvedores que pretendem ver este sistema revisto. Pois bem, essas preces foram atendidas e, de agora em diante, as críticas presentes da Play Store darão primazia às mais recentes.

Por conseguinte, serão as reviews mais atuais aquelas que terão maior peso na avaliação de uma determinada aplicação. Desse modo, os criadores verão reconhecido o seu esforço continuo em melhorar as suas aplicações.

As respostas por parte dos desenvolvedores também terão novidades

Um dos pilares da fundação de uma comunidade coesa é a comunicação. Quando algo não está bem numa aplicação, os utilizadores devem fazer relato disso, bem como os responsáveis pela app deviam responder diretamente a essas preocupações.

Play Store

Nesse sentido, a Google passará a implementar um sistema de respostas sugeridas. Quando um desenvolvedor foi para responder a um comentário, este verá três sugestões de resposta concebidas tendo por base o conteúdo do comentário.

Posto isto, os criadores terão ao seu dispor três possibilidades: selecionar e enviar uma das sugestões, modificar uma das sugestões ou simplesmente criar uma resposta sua do zero. Por enquanto, esta funcionalidade está apenas disponível em Inglês, mas mais idiomas se seguirão.

Estas são apenas algumas das principais novidades da Google para os seus desenvolvedores. Se quiseres saber mais do que novo está por vir, podes sempre dar um salto ao blog oficial da empresa de Mountain View.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.