Google Play Store dá-te ainda mais informação nas Apps do Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.
Google PlayStore design Android APK
Chegaram agora novidades para a versão para a aplicação em si desta loja oficial do sistema Android.

Esta é a loja oficial de conteúdos digitais como aplicações, livros, músicas e até séries em algumas regiões. É aqui que vais buscas as novas Apps (especialmente as temporariamente gratuitas) para o teu smartphone ou tablet Android. Com efeito, a Google Play Store é uma "porta" para todo um sem-fim de conteúdos, estando aliás em grande crescimento.

Note-se que a tecnológica norte-americana está sempre a tentar melhorar o seu serviço e, para tal, vai atualizando a própria Google Play Store. Agora, ficamos a saber, graças à imprensa internacional, que voltaremos a ter novamente um acesso mais direto à lista de mudanças. Passo a explicar.

Vê ainda: Google Pixel 2 é o responsável pelo novo êxito de John Legend

Sempre que uma aplicação ou serviço é atualizado na Google Play Store, temos direito à lista de mudanças oficial, o changelog. Algo que já esteve bem mais visível para os utilizadores e que acabaria um pouco escondido na página de listagem da aplicação ou serviço em si.

Agora, praticamente um ano após a empresa ter "escondido" esta lista de mudanças, poderemos voltar a ver a lista completa. Isto é, teremos uma maior transparência face a tudo aquilo que muda sempre que uma aplicação é atualizada. Todavia, importa frisar que a lista de mudanças é feita pelos programadores da aplicação pelo que o teor do seu conteúdo variará imenso.

Alterações para a Google Play Store

Ainda assim, ao abrirem a aba / menu "Os meus jogos e aplicações" dentro da Google Play Store, para tal basta abrir a App e fazer um Swipe (deslize) para a esquerda. Aí, no menu "os meus jogos e aplicações", encontrarão, no topo, as Apps que podem ser atualizadas. As aplicações que contam com uma nova versão e que poderás atualizar. Veja-se a imagem em seguida com o menu das "Minhas aplicações (...)" e com a listagem da App em si, já com a lista sucinta de mudanças.

Mudanças para a lista de mudanças na loja oficial do sistema Android

Google Play Store Android
Poderás ver mais claramente tudo aquilo que mudará com a atualização de cada aplicação. ©AndroidPolice

Deste lado ainda não recebi as mudanças nos dispositivos móveis que por cá habitam. Todavia, o processo de distribuição das novidades é sempre feito de forma gradual e faseada. Posto isto, poderão demorar alguns dias ou mesmo semanas até que também a tua Google Play Store apresente estas novidades.

São, para todos os efeitos, mais opções para que o utilizador saiba exatamente aquilo que muda com as atualizações das Apps para o seu Android. Desta forma poderás também decidir se queres ou não instalar as novidades com base nas tuas preferências de utilização.

Na prática terás aqui um maior controlo e conhecimento de tudo aquilo que mudou nas apps para Android. Mais ainda, caso queiras podes descarregar a mais recente versão da APK da Google Play Store no APK Mirror. Aí encontrarás o pacote de instalação, descarrega-o para o teu smartphone ou tablet e instala-o.

Caso já tenhas encontrado o novo formato para as listas de mudanças deixa-nos também a tua opinião abaixo, nos comentários.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.