Google Play Store dá-te ainda mais informação nas Apps do Android

Rui Bacelar
7 Abril, 2018
Google PlayStore design Android APK
Chegaram agora novidades para a versão para a aplicação em si desta loja oficial do sistema Android.

Esta é a loja oficial de conteúdos digitais como aplicações, livros, músicas e até séries em algumas regiões. É aqui que vais buscas as novas Apps (especialmente as temporariamente gratuitas) para o teu smartphone ou tablet Android. Com efeito, a Google Play Store é uma "porta" para todo um sem-fim de conteúdos, estando aliás em grande crescimento.

Note-se que a tecnológica norte-americana está sempre a tentar melhorar o seu serviço e, para tal, vai atualizando a própria Google Play Store. Agora, ficamos a saber, graças à imprensa internacional, que voltaremos a ter novamente um acesso mais direto à lista de mudanças. Passo a explicar.

Vê ainda: Google Pixel 2 é o responsável pelo novo êxito de John Legend

Sempre que uma aplicação ou serviço é atualizado na Google Play Store, temos direito à lista de mudanças oficial, o changelog. Algo que já esteve bem mais visível para os utilizadores e que acabaria um pouco escondido na página de listagem da aplicação ou serviço em si.

Agora, praticamente um ano após a empresa ter "escondido" esta lista de mudanças, poderemos voltar a ver a lista completa. Isto é, teremos uma maior transparência face a tudo aquilo que muda sempre que uma aplicação é atualizada. Todavia, importa frisar que a lista de mudanças é feita pelos programadores da aplicação pelo que o teor do seu conteúdo variará imenso.

Alterações para a Google Play Store

Ainda assim, ao abrirem a aba / menu "Os meus jogos e aplicações" dentro da Google Play Store, para tal basta abrir a App e fazer um Swipe (deslize) para a esquerda. Aí, no menu "os meus jogos e aplicações", encontrarão, no topo, as Apps que podem ser atualizadas. As aplicações que contam com uma nova versão e que poderás atualizar. Veja-se a imagem em seguida com o menu das "Minhas aplicações (...)" e com a listagem da App em si, já com a lista sucinta de mudanças.

Mudanças para a lista de mudanças na loja oficial do sistema Android

Google Play Store Android
Poderás ver mais claramente tudo aquilo que mudará com a atualização de cada aplicação. ©AndroidPolice

Deste lado ainda não recebi as mudanças nos dispositivos móveis que por cá habitam. Todavia, o processo de distribuição das novidades é sempre feito de forma gradual e faseada. Posto isto, poderão demorar alguns dias ou mesmo semanas até que também a tua Google Play Store apresente estas novidades.

São, para todos os efeitos, mais opções para que o utilizador saiba exatamente aquilo que muda com as atualizações das Apps para o seu Android. Desta forma poderás também decidir se queres ou não instalar as novidades com base nas tuas preferências de utilização.

Na prática terás aqui um maior controlo e conhecimento de tudo aquilo que mudou nas apps para Android. Mais ainda, caso queiras podes descarregar a mais recente versão da APK da Google Play Store no APK Mirror. Aí encontrarás o pacote de instalação, descarrega-o para o teu smartphone ou tablet e instala-o.

Caso já tenhas encontrado o novo formato para as listas de mudanças deixa-nos também a tua opinião abaixo, nos comentários.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Os 13 melhores emuladores Android para correr jogos e apps no computador
Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger
CTT: como fazer desalfandegamento online de encomendas em 3 passos!
Como bloquear números de telefone indesejados e anónimos
Como formatar o telemóvel antes de o vender como usado