Google Play Store: 98% de apps que espiam mensagens e chamadas foram eliminadas

António Guimarães
Comentar

De acordo com a Google, a esmagadora maioria de aplicações que espiam mensagens e chamadas foram eliminadas da Play Store em 2019. No total, 98% dessas aplicações nocivas foram removidas, sendo que os restantes 2% são consideradas apps legítimas que precisam desses dados para funcionar de forma correta.

Esta remoção massiva faz parte de uma diretiva lançada pela Google em 2018, onde a empresa anunciou a remoção de apps que solicitem acesso ao histórico de SMS e chamadas sem necessidade. Os programadores tiveram 90 dias a partir de outubro (data do anúncio) para se adaptar à nova política.

Graças a essa política, o número de apps a solicitar dados desnecessariamente desceu consideravelmente. A verdade é que os programadores podiam colocar apps existentes dentro dos parâmetros através de uma simples atualização. Os programadores que não o fizeram, no entanto, tiveram tais apps removidas.

Google Play Protect é o "escudo" do Android

No mesmo relatório, a Google informou que o seu filtro de proteção Google Play Protect removeu 1.9 mil milhões de malwares associados a apps existentes na Play Store. A empresa tem feito vastas melhorias no seu sistema de proteção durante os últimos 3 anos.

Sendo a maior loja de aplicações do mundo, a Google Play está constantemente sujeita a apps maliciosas. O género mais comum são apps que recolhem dados do utilizador ou que exibem anúncios sem o conhecimento do mesmo.

O Google Play Protect analisa mais de 100 mil milhões de aplicações diariamente, detetando todo o género de programas maliciosos presentes. Mesmo assim, apesar de todas as proteções, mensalmente são descobertas aplicações nocivas. A maioria das descobertas são feitas por empresas de cibersegurança, que publicam relatórios de segurança a expor as apps maliciosas.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.