O Google pretende transformar a expressão "ver a vida passar à frente dos olhos" em realidade. A empresa propõe usar tecnologia de Inteligência Artificial (IA), especialmente modelos como o recém-lançado Gemini, para criar um panorama da vida dos utilizadores a partir dos dados dos seus telemóveis.
Esta iniciativa é denominada "Projeto Ellmann" e tem como objetivo ainda criar um chatbot capaz de responder a perguntas complexas sobre a vida de cada pessoa, absorvendo resultados de pesquisas e padrões em fotos para aprender a história pessoal de cada utilizador.
IA poderá compreender e narrar histórias de vida
No âmbito dos esforços do Google para utilizar tecnologia de IA com o intuito de melhorar ou criar novos produtos, o Projeto Ellman propõe a utilização de grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) para inferir momentos significativos na vida de um utilizador.
Com base em informações contextuais diversas, a IA seria capaz de compreender e narrar a história de vida de uma pessoa. Adicionalmente, um possível "Chat Ellmann" poderia responder a perguntas sobre a vida de cada indivíduo, proporcionando respostas personalizadas.
A partir de dados como planos de viagens, capturas de ecrã, produtos considerados para compra ou séries e filmes que um utilizador tenha assistido, o Ellmann poderia fornecer percepções sobre as preferências dessa pessoa.
Ainda não está claro se o Google será capaz de implementar o projeto, por exemplo, através da integração da IA com as capacidades do Google Fotos. Atualmente, o Google Fotos já possui mais de quatro trilhões de imagens e vídeos, sendo capaz de reconhecer localização, datas e pessoas.
A ideia do Projeto Ellmann foi apresentada por um gerente de produto do Google Fotos e por equipas do Gemini durante uma cimeira interna do Google. Num comunicado à CNBC, um porta-voz do Google indicou que este é um projeto exploratório inicial.
De acordo com o porta-voz, qualquer eventual lançamento de novos recursos relacionados à utilização de IA e dados pessoais dos utilizadores será cuidadosamente planeado para garantir segurança e privacidade.
Editores 4gnews recomendam: