Google Podcasts encerra em abril de 2024 mas podes migrar as assinaturas

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Em setembro deste ano, a Google anunciou que ia encerrar a sua aplicação Podcasts. Agora, a gigante de pesquisa confirmou que em abril de 2024, a aplicação é oficial e totalmente encerrada. Antes de terminar com a aplicação, a Google oferece a possibilidade de transferir de forma simples as assinaturas e histórico para o Youtube Music.

Google lança ferramenta de migração antes do fecho da app

imagem do logotipo da app Podcasts da Google
O YouTube Music vai acolher as assinaturas da aplicação Google Podcasts Crédito@Google

Já se sabia que a aplicação Podcasts ia terminar para que todas as ofertas áudio da Google estivessem sob o mesmo “teto”: o YouTube. Mas para ajudar os utilizadores na transição de conteúdos, muito antes do encerramento da app Podcasts, a gigante de pesquisas está a lançar uma ferramenta de migração.

Esta ferramenta vai permitir transferir as assinaturas da app Podcasts, de forma simples e rápida, para a sua nova “casa”: o YouTube Music. Numa primeira fase, a ferramenta vai estar apenas disponível nos EUA, mas em breve será disponibilizada, a nível global.

Ainda que a app Podcast deixe de funcionar em abril, os utilizadores vão poder fazer a migração da assinatura até julho de 2024, assim como continuar a ouvir os seus podcasts na anterior app até março de 2024.

Opção à nova ferramenta de migração

Mas se os utilizadores não querem usar a ferramenta de migração disponibilizada pela Google, podem recorrer a uma alternativa para não perderem o seu histórico de podcasts.

Basta que exportem os ficheiros como um arquivo OPML no menu Definições da Google Podcast, na opção Central de Ajuda. Aqui, o utilizador tem a opção de importar os podcasts para uma aplicação da sua escolha.

Estas mudanças implicam sempre algum investimento de tempo por parte do utilizador e, por vezes, surgem algumas complicações. Mas perante esse possível ceticismo, a Google garante que esta será “uma ótima experiência para todos”.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt