Google Passkeys é a solução da tecnológica para um futuro sem passwords

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google apresentou recentemente um novo serviço que dá o mote para uma era de maior segurança nas nossas contas e dispositivos. Falo do Google Passkeys, ou chaves de acesso, que permitem a autenticação em serviços e dispositivos sem as tradicionais passwords.

São vários os estudos que demonstram como as passwords começam a ser veículo de insegurança para os utilizadores. Com efeito, o futuro requer uma solução mais segura e cómoda e as senhas de acesso parecem ser a solução.

Google Passkeys é um método de autenticação mais seguro e cómodo

Em primeiro lugar, julgo ser importante esclarecer o que são as chaves de acesso. Assim sendo, estas são identificadores digitais ligados a contas de utilizador ou serviços específicos.

Google Passkeys

Esta tecnologia permitirá soluções de autenticação sem nomes de utilizador ou passwords. Apenas os seus utilizadores terão acesso às novas credenciais e terão de desbloquear os seus equipamentos através de um PIN, padrão ou sensor biométrico.

As chaves de acesso agora introduzidas pela Google estão já disponíveis no Android e Google Chrome. No caso de browser da gigante americana, está garantido o suporte também nos sistemas operativos Windows 11 e macOS.

Quero esclarecer já que as novas chaves de acesso da Google são ainda uma solução opcional para os utilizadores. Contudo, aconselhamos a adesão a esta solução para aumenta a segurança das tuas contas, dispositivos e sobretudo dos teus dados pessoais.

Como configurar uma chave de acesso

A configuração de uma chave de acesso é um processo bastante simples. Em primeiro lugar, deves dirigir-te a esta página e seguir os passos que passarei a explicar.

  1. Introduzir o teu email e senha de acesso
  2. Carregar no botão "Utilizar chaves de acesso"
  3. Carregar em "Criar chave de acesso" e "Continuar"
  4. Se desejares criar uma chave de acesso carrega em "Continuar"; se desejares adicionar um dispositivo carrega em "Usar outro dispositivo"
  5. Será revelado um ecrã de autenticação onde terás de confirmar a tua identidade pelos métodos sugeridos
  6. No final, é só carregar em Concluir

Há data de escrita deste artigo, as chaves de acesso estão apenas disponíveis para contas Google pessoais. O Google Workspace será futuramente contemplado com a mesma funcionalidade.

Importa também mencionar que as chaves de acesso da Google serão compatíveis com outros serviços de gestão de passwords. Com efeito, se usas um desses serviços, isso não servirá de desculpa para não aderir ao futuro da autenticação.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.