Google lança alerta para todos os utilizadores do Gmail

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A todos os utilizadores do serviço de correio eletrónico da Google, o Gmail, está a chegar um novo aviso importante, enviado pela própria tecnológica. Trata-se do mais recente alerta para a vaga de engodos e burlas que circula online, vulgo phishing.

A tentativa de fazer com que o utilizador reponha a sua palavra-passe e insira dados sensíveis da sua conta num formulário aparentemente fidedigno. Ora, como já terão adivinhado, este é o engodo que os piratas informáticos visam lograr para nos "roubar" os dados de acesso.

Ataques de Phishing voltam a aumentar em 2023

Google Phishing

Face à crescente vaga de scams diversos e ataques de phishing, é a própria Google a avisar os utilizadores das contas de Gmail do perigo que pode estar à espreita com estes pedidos. São quase sempre acompanhados de uma sensação de urgência para evitar que o utilizador pense muito nas suas ramificações, ou tampouco questione a sua veracidade.

Em todo o caso, a mais recente vaga identificada pela Google abre com um mote distinto. Trata-se de um "programa de recompensas online", tentando cativar a atenção do utilizador essencialmente com uma oportunidade lucrativa. Escusado será dizer que a recompensa é fictícia e que mais não é que um engodo.

A mensagem a chegar aos utilizadores e potenciais vítimas através do correio eletrónico tenta fazer-nos acreditar que somos um utilizador aleatório sorteado pela Google. É um engodo antigo muito à semelhança do clássico "és o visitante 10 mil, parabéns!".

Alerta dado pela Google aos utilizadores do seu Gmail

A promissora missiva faz-se então acompanhar de uma ligação (link) onde podemos reclamar a "recompensa". Porém, caso cometam a infelicidade de preencher algum tipo de formulário, ou dar seguimento à visita nessa plataforma, é provável que quem acabe por receber uma "prenda" sejam os meliantes digitais.

A intenção passa sempre por captar o máximo de dados do utilizador. Credenciais que possam, em seguida, usar para por exemplo aceder às aplicações bancárias, apps de confiança, entre outras plataformas de valor que possam então aproveitar para lucro próprio.

Esta campanha, suspeita e já identificada, está a assolar várias Caixas de Entrada no Gmail ao ponto de a própria Google estar assim a alertar os utilizadores. Posto isto, caso desconheçam o remetente, questionem sempre o teor das mensagens recebidas.

3 dicas da Google para evitar os ataques de Phishing

Gogle

A propósito a própria Google deixa três dicas e conselhos para evitar cair neste tipo de engodos:

  1. Acalma-te. Os ataques de phishing e scams usam frequentemente o sentimento de urgência para fintar a nossa racionalidade. Toma o teu tempo para ler, analisar e pensar se vale a pena agir perante uma comunicação.
  2. Verifica os sinais. Faz a tua pesquisa e analisa o texto. Será que está em bom e perfeito português? Existem sinais claros de uma tradução pouco cuidada?
  3. Para! Não envies informações. Nenhuma entidade credível e de confiança te exigirá, de imediato, um pagamento para conceder acesso a informações, plataformas ou lojas que possas usar.

Por fim, podem ainda consultar a página dedicada da Google ao combate e denúncia para ataques de phishing.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.