Google não conseguiu impedir 56 apps maliciosas de invadir a Play Store!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A mais recente pesquisa da Check Point revela uma situação que não favorece a Google. De acordo com a empresa de estudos, foram encontradas 56 apps na Google Play Store com um objetivo de cometer fraude de anúncios, enganando os seus utilizadores.

Nenhuma dessas apps foi detetada pelo Google Play Protect, o sistema de deteção de malware incluído na loja de aplicações. Contudo, todas as apps partilham o mesmo software malicioso, intitulado de Tekya. Este simula a abertura de anúncios para gerar receitas aos anunciantes.

Ironicamente, algumas das empresas com anúncios nas apps maliciosas são bastante conhecidas. Estão entre elas o Facebook e o Unity, o famoso motor de desenvolvimento de jogos. Das 56 apps, a maioria são aplicações de utilidade como calculadoras e receitas de cozinha. Alguns jogos para crianças também estão incluídos.

Malware escondia-se no código nativo do Android

A Check Point detalha que o Tekya conseguiu passar pelo "radar" do Google Play Protect porque está escondido no código nativo do Android. O código em específico corre apenas em processadores para Android, o que significa que rapidamente se consegue espalhar.

Mais uma vez, é demonstrado que a Google não possui um sistema infalível na sua loja de aplicações. Contudo, temos de perceber que a Google Play Store tem mais de 2 milhões de apps, sendo que 56 infetadas é uma número reduzido.

A Check Point fez as recomendações do costume: manter o telemóvel atualizado e instalar software de proteção para o telemóvel, de uma fonte fiável. Caso queiras conhecer os melhores antívirus para o teu telemóvel, conhece a nossa lista de recomendações.

Editores 4gnews recomendam:

  • COVID-19: Xiaomi, Samsung, Vivo e outras fabricantes encerram fábricas na Índia
  • Huawei EMUI 11 vai implementar gestos inovadores. Conhece os detalhes
  • Mensagens Google: SMS estão a desaparecer aos utilizadores
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.