O Google Fotos matou uma das suas mais adoradas características. A vista por ano (ou anual) compactava um mês em apenas 28 fotografias. Em três rondas de pequenas miniaturas conseguias pesquisar por um ano da tua biblioteca. Contudo, a versão 4.11 deixou de contar com a funcionalidade.
O Google Fotos oferece-te várias opções de visualização. Em primeiro lugar, tens a vista confortável, que oferece uma visão bem alargada, onde vês duas colunas. Além disso, tens também a ‘vista por dia’ e ‘vista por mês’, concebidas para facilitar o processo de pesquisa. E existia a ‘vista por ano’, que facilitava a vida de muita gente.
Quem tem uma longa biblioteca no Google Fotos, certamente já usou em tempos esta característica. Disponível até à versão 4.10, continua indisponível na 4.14 que estou a usar neste momento. Ou seja, não há sinais de que esta vá regressar.
A funcionalidade continua disponível para iOS
Nos vários fóruns de suporte da Google é nítido o descontentamento da comunidade. A funcionalidade desapareceu da versão para Android e també da versão web. Contudo, continua disponível para quem tem um dispositivo com iOS.
Não é novidade a Google mexer em algo que está bem. Como em muitas das suas apps, a empresa de Mountain View vai adicionando e retirando características. Contudo, a remoção da ‘vista por ano’ parece ter sido um tiro ao lado por parte da gigante tecnológica.
Simplicidade e facilidade de uso são funções que caracterizam o Google Fotos. Retirar uma função como esta vai contra os padrões de uma aplicação que muita gente usa há vários anos (como é o meu caso). Perante o descontentamento da comunidade, pode ser que a Google volte atrás.
Editores 4gnews recomendam:
- Nubia Red Magic 3 terá um potente ecrã idêntico ao OnePlus 7 Pro
- Oficial: OnePlus 7 com lançamento marcado para 14 de maio (vídeo)
- Twitter está a ganhar mais dinheiro mas não novos utilizadores