Google explica razão para o desaparecimento de ficheiros do Google Drive

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Tal como ontem demos a conhecer, vários utilizadores do Google Drive reportaram o desaparecimento de alguns dos seus ficheiros armazenados na sua conta cloud. A Google já havia anunciado uma investigação ao problema e agora temos as primeiras conclusões.

Através da sua página de suporte, a tecnológica norte-americana fez saber que a aplicação para PC do Google Drive está na origem deste problema. Afirma que uma resolução será disponibilizada em breve e oferece algumas dicas aos utilizadores para contornar o problema.

App para computador está na origem dos problemas do Google Drive

Sabemos agora que o misterioso desaparecimento de ficheiros das contas Google Drive está associado à aplicação para computadores deste serviço cloud. Contudo, a tecnológica norte-americana não enumerou as suas causas.

Google Drive

Ficamos, portanto, sem saber com rigor o que motivou o desaparecimento dos ficheiros de alguns utilizadores. Segundo a Google, este problema afetou apenas um grupo limitado de utilizadores.

A Google prosseguirá as suas investigações ao caso para chegar à origem do problema relatado pelos seus utilizadores. Logo que possível, irá disponibilizar uma correção para o problema, mas sem adiantar com um calendário para isso.

Entretanto, a empresa americana deixa algumas sugestões aos utilizadores do Google Drive para que estes não percam os seus ficheiros. A saber:

  • Não carregar em "desconectar conta" na app do Drive para computadores
  • Não apagar ou mover a pasta de dados da aplicação
    • Windows: %USERPROFILE%\AppData\Local\Google\DriveFS
    • macOS. ~/Library/Application Support/Google/DriveFS
  • Opcional: Recomenda uma cópia de segurança da pasta de dados da aplicação no teu disco rígido

Nada mais foi acrescentado pela Google na sua publicação sobre os problemas reportados no Google Drive. Resta-nos agora aguardar pela disponibilização da atualização em causa e seguir as dicas da empresa para não perder mais ficheiros importantes.

Recordo que o tema recebeu destaque internacional após as queixas de um utilizador sul-coreano. Este reportou o misterioso desaparecimento dos seus ficheiros no Google Drive de maio de 2023 em diante.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.