Google Chrome e Agenda não serão mais suportados nestes Androids antigos

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Se ainda estás apegado ao teu telemóvel antigo, é importante que saibas que existe uma pequena probabilidade de ele estar entre os dispositivos em que o Google Chrome e o Google Agenda vão deixar de funcionar.

O Google anunciou que essas duas aplicações não receberão mais suporte para as versões mais antigas do sistema operativo a partir do Android Nougat (ou Android 7) ou versões anteriores. Em outras palavras, apenas os telemóveis que tenham o Android 8 ou uma versão mais recente continuarão a ser compatíveis com o Google Chrome e o Google Agenda.

A mudança ocorrerá no início de 2024

chrome e agenda
Imagem: Divulgação / Google

A alteração será implementada com o lançamento do Chrome 120, previsto para o início de 2024. Utilizadores do Android Nougat ou versões anteriores receberão uma notificação do Chrome 119 com instruções para atualizar o seu sistema operativo.

Se a atualização não for possível, como é o caso de dispositivos mais antigos que já não suportam atualizações, infelizmente, o Chrome 120 não estará disponível, resultando na indisponibilidade das aplicações Google Chrome e Google Agenda para esses dispositivos.

Atualmente, o sistema operativo Android 14 está sendo disponibilizado para vários telemóveis. No entanto, muitos dispositivos ainda estão a utilizar versões consideravelmente desatualizadas, sendo o Android 11 a versão mais comum.

É importante notar que os primeiros telemóveis a serem lançados com o Android Nougat (Android 7) de fábrica surgiram por volta de 2017. Mesmo esses dispositivos receberam atualizações até o Android 9.

Dessa forma, os telemóveis que não terão mais suporte para o Google Chrome e o Google Agenda têm mais de 6 anos, ou os seus utilizadores não realizaram as atualizações disponíveis.

De acordo com dados fornecidos pelo Android, apenas 3% dos dispositivos ativos em junho de 2023 ainda operam com o Android 7.1. Portanto, a mudança deve impactar uma parcela relativamente pequena de utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.