Google e operadoras pedem que a Europa exija interoperabilidade do iMessage

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Há algum tempo, o Google tem solicitado à Apple que ofereça suporte ao RCS nos seus iPhone. O objetivo é possibilitar a comunicação entre diferentes sistemas operativos - neste caso, entre iOS e Android - com recursos avançados, como confirmação de leitura, imagens de alta qualidade, entre outros.

Agora, executivos do Google, Vodafone, Deutsche Telekom, Telefónica e Orange - algumas das maiores operadoras da Europa - estão a apelar à União Europeia. Essas empresas estão a solicitar que o iMessage seja considerado um dos "gatekeepers" (porteiros) que deve obedecer às normas de interoperabilidade estabelecidas na Lei dos Mercados Digitais (DMA).

Quem são os gatekeepers designados pela DMA

DMA gatekeepers
Imagem. Comissão Europeia

Em setembro deste ano, a Comissão Europeia identificou seis gatekeepers ("porteiros", em tradução livre). Esses gatekeepers são plataformas digitais que desempenham um papel crucial como pontos de entrada para empresas e consumidores no que diz respeito aos seus serviços essenciais, com um estado de controlador de acesso a determinados serviços.

Os seis gatekeepers identificados são a Alphabet, Amazon, Apple, ByteDance, Meta e Microsoft. Entre os serviços oferecidos por essas empresas, 22 deles foram considerados sujeitos às obrigações estabelecidas pela DMA, incluindo a questão da interoperabilidade.

Como pode ser visto na imagem, os serviços da Apple considerados como gatekeepers foram a App Store, o Safari e o iOS. No entanto, motivada pelo pedido do Google e de operadoras da Europa, a Comissão Europeia está atualmente a investigar se o iMessage também deve ser incluído nas regulamentações da DMA.

A interoperabilidade do iMessage deve beneficiar os consumidores e as empresas europeias

iMessage
Imagem: Shutterstock / sdx15

De acordo com informações do Financial Times, executivos do Google, Vodafone, Deutsche Telekom, Telefónica e Orange emitiram uma carta na qual explicam as razões pelas quais o iMessage deve ser interoperável com serviços de mensagens concorrentes.

"É fundamental que as empresas consigam alcançar todos os seus clientes, aproveitando os serviços de comunicação modernos com recursos de mensagens enriquecidos. [...] Através do iMessage, os utilizadores empresariais só podem enviar mensagens enriquecidas para utilizadores iOS e devem contar com SMS tradicionais para todos os outros utilizadores finais", argumenta a carta.

Para os executivos, essa interoperabilidade "beneficiaria os consumidores e as empresas europeias". A Apple, no entanto, disse no início deste ano que o iMessage não é grande o suficiente para ser considerado um serviço gatekeeper sob os critérios do DMA (tendo 45 milhões de utilizadores ativos mensais na União Europeia).

Os reguladores têm até fevereiro para tomar uma decisão sobre se o iMessage se juntará ao WhatsApp e ao Messenger da Meta como gatekeeper. Se isso acontecer, a Apple terá de garantir a interoperabilidade do iMessage nos 27 países que compõem a UE.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.