Waze passa a alertar estradas com histórico de acidentes

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação de navegação Waze começou a distribuir uma nova opção apelidada "Crash History", ou histórico de acidentes numa tradução liberal da expressão. Está já a caminho de ambas as plataformas com as apps para Android e iOS a serem atualizadas.

Os alertas visam consciencializar o condutor sempre que este estiver a circular numa via, ou faixa, particularmente propensa a acidentes de viação, tal como indica o nome da funcionalidade. A base de tal alerta serão os relatórios da comunidade, bem como outros dados.

Atualização traz-nos a função de Histórico de Acidentes

Waze app Google

A própria Waze deu a conhecer este recurso, afirmando que o mesmo assenta em Inteligência Artificial (IA), bem como nos relatórios da comunidade. Além disso, usa dados e relatórios com o histórico de cada via para ajudar a criar notificações de alerta em cada caso.

Trata-se, portanto, de uma nova função focada na preservação da segurança e integridade dos condutores, um incentivo para que estes estejam mais atentos à estrada em questão, sobretudo quando esta possui um histórico pouco recomendável.

Segundo informa a própria empresa, em publicação feita no seu blog, a funcionalidade dá-nos uma notificação sempre que aquela via tenham um histórico problemático. Sempre que existam relatos consistentes de acidentes naquele troço viário e, como tal, seja necessário circular com mais precaução.

Aviso da Waze surgirá antes de chegarmos ao troço viário problemático

Waze

A aplicação mantém a interface minimalista com este aviso simples a figurar na parte inferior da sua aplicação. Será um aviso conciso, alertando o condutor para o facto de estar prestes a entrar e circular numa via com histórico de acidentes rodoviários.

Para garantir a precisão destes alertas, a tecnológica sob a alçada da Google afirma estar a usar várias fontes para tal. Em primeiro lugar temos o auxílio da IA, seguindo-se também os relatos da comunidade, bem como casos historicamente registados de ocorrências.

Tudo isto a caminho da aplicação para Android e iOS, com atualizações já em distribuição através das respetivas lojas Google Play Store e App Store. É, em suma, uma pequena adição que pode contribuir bastante para a melhoria da segurança rodoviária.

Na prática, em nada alterará o regular funcionamento da aplicação de navegação, acrescentando-lhe porém este novo alerta ao condutor.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.