Google Chrome para Windows 10: Experimenta o 'Dark Mode'!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de vermos a tendência do 'Dark Mode' crescer em 2018, parece que 2019 será o ano em que veremos este modo ser implementado em praticamente todas as plataformas e aplicações. O Google Chrome para Windows 10 deverá juntar-se 'à festa' em breve.

A Microsoft já implementou este modo no seu sistema operativo. No entanto, depende dos developers de cada aplicação para que todo o ecossistema se apresente de forma homógenea.

Vê ainda: Android Police, Peter Kasting - developer da Google - confirma que a funcionalidade 'Dark Mode' para o Google Chrome no Windows 10 já está a ser desenvolvida. Enquanto esperam, aconselha os utilizadores a instalarem um tema escuro na loja do Chrome, ou através do Chrome Canary (vê como no final do artigo).

Google Chrome Canary já te deixa usar o 'Dark Mode' no Windows 10

Enquanto a maioria dos utilizadores espera já pela chegada desta característica, podes sempre utilizar o 'Dark Mode' através da versão Canary. Esta é uma versão de testes do navegador, que para além de não ter ainda esta característica finalizada, poderá apresentar outro tipo de bugs.

Relembro que nesta situação específica, o Google Chrome posiciona-se bastante atrasado quando comparado com a sua competição. Tanto o Microsoft Edge como o Mozilla Firefox já suporta o modo noturno.

'Dark Mode' é fantástico, mas será que vale a pena em browsers?

Assim como tantos outros milhões de utilizadores, sou fã incondicional da utilização do 'Dark Mode'. Sempre que posso, utilizo este tipo de modo nos meus gadgets e computadores, pois para além de não cansar tanto os olhos, poupa bateria!

No entanto, sou um bocado cético no que respeita à sua implementação em browsers/navegadores. A minha descrença (por enquanto) baseia-se num apenas argumento. De que me vale ter todo o browser escuro, se quando acedo a um site sou 'atacado por uma flashbang' lançada pelo fundo branco desse site?

A menos que, eventualmente, se torne também uma prática padrão nos websites, acredito sinceramente que a existência de um 'Dark Mode' para browsers não é uma necessidade.

Vê como experimentar o 'Dark Mode' do Google Chrome

  • Em primeiro lugar precisas de instalar o Google Chrome Canary (aqui)
  • Em segundo lugar, clica com o botão direito no atalho da aplicação e acede às propriedades
  • De seguida na caixa de texto "Target" precisas de adicionar '--force-dark-mode' a seguir ao 'chrome.exe'.
  • Depois de realizados estes três passos, precisas apenas abrir o Google Chrome Canary e desfrutar do 'inacabado Dark Mode'.

Assim como vais provavelmente reparar pouco depois de testares este modo, ainda existem muitos detalhes por resolver. Por isso, a experiência de utilização poderá não ser a melhor. Caso querias voltar ao tema padrão, basta apagares o código que adicionaste às propriedades do atalho.

Editores 4gnews recomendam:

Google Chromecast é hackeado para promover o PewDiePie

Xiaomi Mint Browser chega ao Android para combater o Google Chrome!

Microsoft Windows 10 finalmente é mais popular que o Windows 7

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.