Google cede e atende aos pedidos de utilizadores para remover contactos da pesquisa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Finalmente a Google cedeu aos pedidos de muitos utilizadores e está a remover algumas informações pessoais dos resultados de pesquisa.

A partir de agora, informações como números de telefone, moradas e endereços de e-mail não vão aparecer nas páginas de resultados de pesquisa do motor da Alphabet.

Google vai remover informações pessoais dos resultados das suas páginas de pesquisa

A Google acaba de anunciar que, por fim, vai responder aos pedidos de muitos utilizadores e remover informações de cariz pessoal das suas páginas de resultados de pesquisa. Na origem desta decisão está não só o pedido dos utilizadores, como também a crescente ameaça representada pelo fácil acesso a detalhes de contacto.

A nova medida é parte integrante das políticas de privacidade da Google e será aplicada a nível global. Michelle Chang, responsável pela política global da pesquisa Google, afirmou que existe uma grande quantidade de informação de identificação pessoal disponível que os utilizadores consideram confidenciais e que estes "estão cada vez mais relutantes em partilhar ou tolerar que esse conteúdo esteja online".

Até agora, o motor de pesquisa Google só aceitava solicitações para remover páginas Web que partilhavam informações de contacto em conjunto com algum tipo de ameaça ou pagamento necessário para remoção. O motor de pesquisa também já tinha removido links para números de contas bancárias e cartões de crédito, além de registos médicos.

Google vai manter visível informações públicas e de fontes oficiais

Nos últimos anos, a Google recebeu dezenas de milhares de solicitações para remoção de conteúdo em cada ano, tendo aprovado cerca de 13%. Michelle Chang afirmou também que espera que a taxa de aprovação cresça com as novas regras que, também, permitem a remoção de links para credenciais de login confidenciais.

Recorde-se que as políticas mais antigas da Google permitem a solicitação de remoção de resultados direcionados a pornografia indesejada e, na Europa, a informações pessoais "imprecisas, inadequadas, irrelevantes ou excessivas". Ainda durante o ano passado, o Google começou a permitir a remoção de fotos de menores.

Michelle Chang esclareceu ainda que com a nova política de privacidade, a Google pretende preservar a disponibilidade de dados de interesse público. Por essa razão, não irá remover informações que "apareçam como parte do registo público nos sites do governo ou de fontes oficiais".

No entanto, a responsável do Google explicou que as páginas Web que o motor de pesquisa descarta podem ser acedidas através de outros mecanismos de busca ou até mesmo diretamente e, por essa razão, os utilizadores devem ser incentivados a entrar em contacto com os responsáveis desses sites para resolver "a raiz do problema".

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Play Store recebe nova secção de privacidade que vais gostar
  • Google Pixel Watch: conhece o preço e disponibilidade deste relógio
  • Android 13 chegou! Beta 1 já está disponível nestes smartphones Android
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt