Gigantes Xiaomi, Vodafone e Qualcomm unem esforços para inovar 5G na Europa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Três gigantes tecnológicas – Xiaomi, Vodafone e Qualcomm – juntaram forças para melhorar as comunicações 5G na Europa.

Para já um teste bem-sucedido na Alemanha e Espanha conseguiu atingir velocidades de download próximas de 1,8 gigabits por segundo, recorrendo a um smartphone.

Gigantes tecnológicas testam nova tecnologia 1024 QAM

imagem alusiva às comunicações 5G
Nova tecnologia aumenta a velocidade e pode dar origem a uma maior capacidade da rede 5G Imagem gerada por IA Microsoft Designer

Na prática, as três empresas referidas estão a testar uma nova tecnologia designada por 1024 QAM, ou modulação de amplitude em quadratura 1024. Tecnologia esta que vai melhorar a forma como os dados e vídeos são transmitidos da rede 5G para o dispositivo móvel dos utilizadores.

A tecnologia 1024 QAM supera a sua antecessora 256 QAM, uma vez que consegue agrupar mais dados em cada transmissão, o que se traduz em velocidades de download mais rápidas.

Diz o site TheFastMode que, por outro lado, este aumento na velocidade vai dar origem a uma maior capacidade de rede que vai melhorar a navegação nos sites para todos os utilizadores.

Melhoria de 20% na Alemanha e 25% em Espanha

O teste foi feito com o smartphone Xiaomi 14 Ultra equipado com Snapdragon X75 5G Modem-RF System e os resultados não podiam ser melhores. Na Alemanha, a Vodafone conseguiu registar uma melhoria de 20% na sua rede comercial e em Espanha conseguiu mesmo melhorar em 25%.

De acordo com as informações divulgadas, a Vodafone poderá massificar a tecnologia 1024 QAM já durante o próximo ano. Esta tecnologia será especialmente útil para alimentar áreas bastante movimentadas como ruas principais ou centros comerciais.

Infelizmente, não foram avançadas informações sobre quando a Vodafone Portugal poderá também adotar a nova tecnologia para as comunicações 5G.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt