Novas informações encontradas no código da aplicação do Gemini indicam que, muito em breve, a versão da Inteligência Artificial (IA) do Google para telemóveis pode ganhar ainda mais velocidade com o recurso "Respostas em tempo real" e uma funcionalidade há muito esperada: suporte para o Spotify.
Nova velocidade deve fazer a diferença para o Assistente Gemini
Se acederes ao Gemini pelo navegador hoje, poderás ler a resposta da IA conforme ela está a ser gerada. Na aplicação do Gemini, contudo, ainda é preciso esperar que a resposta inteira seja gerada, só então poderá ser visualizada. Mas isso pode mudar em breve.
A página PiunikaWeb e o especialista em Android AssembleDebug descobriram uma opção chamada "Respostas em Tempo Real" no código da aplicação da IA do Google. Eles foram um pouco mais longe e conseguiram ativar manualmente a funcionalidade. Conforme a sua descrição explica, com o recurso ativado, "As respostas serão exibidas em tempo real durante o andamento".
Ou seja, em breve, a app do Gemini terá uma velocidade de resposta similar à da sua versão web. A novidade pode ser útil para os casos em que o utilizador preocupa-se apenas com as primeiras linhas ou parágrafos de uma resposta mais longa. Ou ainda para quem utilizar o Gemini como Assistente.
Assistente Gemini também pode ganhar suporte para streamings de música
Embora o Assistente Gemini tenha sido um excelente substituto para o Google Assistant, há ainda uma tarefa que o assistente com IA não consegue executar como o assistente sem IA já fazia: identificar músicas e tocá-las numa integração com serviços de música de terceiros, como o Spotify. Também de acordo com uma dica do @AssembleDebug fornecida ao PiunikaWeb, entretanto, este é outro recurso que pode estar a caminho.
O código da aplicação também já apresenta uma opção de “Música”, na página de configurações, que permitirá ao utilizador “selecionar os serviços preferidos utilizados para reproduzir música”. Conforme é possível verificar na captura de ecrã acima, ao clicar em Música, o utilizador é levado a uma página onde pode “Escolher o seu provedor de música padrão”.
Ainda não há confirmação de quando os dois novos recursos podem chegar à aplicação do Gemini para o público geral.