Gboard: teclado da Google está ainda melhor com este trunfo para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Gboard, também conhecido como o teclado da Google, é atualmente um dos melhores teclados para Android que podem instalar gratuitamente através da Play Store. É também uma das aplicações Google instaladas por predefinição na maioria dos smartphones, uma realidade que coloca esta solução acima das rivais no mercado.

Agora, visando facilitar a sua utilização para os utilizadores Android, os responsáveis pela aplicação de teclado dotaram o Gboard de novas ferramentas de reconhecimento de texto utilizando a tecnologia do Google Lens. Tal como já havíamos dado conta no início do mês, após o início da fase de testes, temos as confirmações da sua chegada.

Gboard para Android fica mais útil com integração do Google Lens

Teclado Google

As novidades continuam a chegar a esta solução gratuita da Google para os utilizadores de dispositivos móveis Android. Com efeito, após o início dos testes no passado dia 3 de novembro, temos agora uma introdução gradual que promete facilitar o seu uso.

Importa frisar que esta distribuição carece ainda de algum aperfeiçoamento no seio da Google, pelo que poderá demorar alguns dias, ou semanas, até chegar a todos os utilizadores.

Em todo o caso, graças à publicação 9to5Google, temos já uma plena noção do seu funcionamento para dispositivos Android.

Reconhecimento automático do texto (OCR) a caminho do Gboard

Teclado Google
Aspeto da nova funcionalidade a chegar à aplicação Gboard da Google.

A nova funcionalidade apelidada de Scan Text estará presente ao lado das opções Verificação de Ortografia e do Tradutor. O utilizador terá que conceder à aplicação de teclado permissões para acesso à câmara fotográfica antes de usar a nova função.

Em seguida, ao tocar na opção Scan Text será aberta a câmara fotográfica e poderemos então captar uma fotografia à imagem que contiver o texto a reconhecer. Logo de imediato, a aplicação aplicará a sua tecnologia de OCR para nos dar a opção de seleção.

Os utilizadores poderão selecionar o texto que lhes interessa para o copiar e colar na digitação das suas mensagens.

Recurso a chegar ao teclado Google para Android

Teclado Google Gboard
Aspeto da nova funcionalidade a chegar à aplicação Gboard da Google.

Importa notar que esta funcionalidade está atualmente a chegar aos utilizadores inscritos no programa de testes (Beta). Além disso, estará também a chegar aos demais utilizadores nos próximos dias ou semanas consoante a região que habitem.

Em todo o caso, esta aparenta ser uma funcionalidade de utilização muito simples, mas com boas implicações. Poderemos assim, ao apontar a câmara e sem ter que abrir o Google Lens, reconhecer texto a partir de imagens e usar o mesmo na app de mensagens.

Assim que chegar a todos os utilizadores, esta opção estará presente nas Definições do Gboard. É uma transposição do recurso já disponível através da app Lens, agora a chegar também de modo nativo à aplicação de teclado.

Latest Gboard beta inludes new *hidden* built-in " Scan text " tool.Tapping on it will open the built-in camera UI. After clicking the shutter, OCR will highlight the recognized text, which can then be inserted into the input field. pic.twitter.com/mwOzhj8lPW

— Наиль Садыков (@Nail_Sadykov) 2 de novembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.