3 boas razões para teres a tua casa inteligente

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

As tecnologias e equipamentos para a construção de uma casa inteligente estão a registar uma tendência de crescimento.

E existem boas razões para isso. Atualmente, transformar o lar, doce lar, numa smart home traz consigo benefícios. Neste artigo damos-te a conhecer três boas razões para teres a tua própria casa inteligente.

Reduzir a conta de eletricidade

imagem alusiva a uma smart home com equipamentos conectados uns com os outros
Vários equipamentos para a casa estão já preparados para fazer parte de uma Smart Home Crédito@SabineKroschel/Pixabay

Ainda que os tarifários de energia oscilem bastante, a tendência é sempre de um custo alto. Mas com uma casa inteligente, o utilizador pode não só monitorizar o consumo de energia, como também poupar esse recurso essencial.

Lâmpadas economizadoras e termóstatos podem ajudar nesta tarefa. As primeiras podem ter um custo mais alto no momento da compra, mas ao longo do tempo compensam o dinheiro gasto. Não só porque têm um consumo inferior de eletricidade, como também conseguem fornecer uma vida útil mais prolongada.

Quanto aos termóstatos, muitas vezes estes equipamentos não só fornecem dados sobre a temperatura do espaço, como também permitem monitorizar o consumo de eletricidade. É só verificar mais frequentemente o equipamento para perceber onde é que se gasta mais energia e depois fazer os ajustes necessários na rotina para obter uma maior poupança.

Melhorar a segurança

Uma casa inteligente conta obrigatoriamente com equipamentos de vigilância doméstica, o que significa que o lar está mais seguro.

Atualmente, existe já no mercado uma variedade enorme de produtos que vão desde as campainhas inteligentes até aos detetores de movimento, passando pelas fechaduras inteligentes.

Este último equipamento pode também revelar-se muito útil em dia de compras do mês. Tudo porque, vai detetar a presença do utilizador quando este está a poucos metros de distância e desbloquear automaticamente a fechadura, assim que receber uma confirmação do utilizador.

Aumentar a produtividade das tarefas domésticas

Ter uma casa inteligente também ajuda nas tarefas domésticas. Por exemplo, os assistentes digitais podem debitar lembretes para quando devem ser lavadas as janelas, por exemplo. Melhor são os aspiradores robô que podem ser programados para limpar a casa, na ausência do utilizador.

Depois temos eletrodomésticos como as máquinas de lavar roupa e fornos que incluem nas suas funcionalidades programação para início de tarefa. Basta colocar a roupa na máquina e programá-la para começar a uma hora em que o tarifário de energia esteja mais barato. Desta forma, não só a tarefa é feita, como ainda é possível poupar energia.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt