Gboard para Android recebe função para substituir o Google Lens

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A integração entre os vários serviços da Google está agora ainda mais coesa com a nova adição ao teclado Gboard. Para os utilizadores Android, chega agora uma opção que permite o reconhecimento de texto em imagens de forma integrada no seu teclado.

Esta opção visa agilizar processos e simplificar a vida dos utilizadores. Deste modo, deixará de ser necessário abrir a app do Google Lens para proceder a esta mesma tarefa.

Gboard para Android já não precisa do Google Lens para reconhecer texto em imagens

A funcionalidade em causa é conhecida como Reconhecimento Ótico de Caracteres, descrição essa bastante explicativa do seu propósito. O objetivo é que os utilizadores possam retirar pedaços de textos a partir de imagens digitalizadas com a câmara do seu smartphone.

Gboard
Fonte: Canal Google News no Telegram

Tal funcionalidade é bastante conhecida dos utilizadores Google Lens. Contudo, agora temos um atalho empregue diretamente no Gboard que nos permite realizar a mesma tarefa sem deixar o nosso teclado.

Esta novidade foi observada por algumas fontes na versão 13.06.04 da compilação beta do Gborad para Android. Ainda assim, nem todos os participantes deste canal de testes já tem acesso à novidade.

Os contemplados com esta novidade encontrarão um novo botão que lhes permitirá digitalizar texto. Para que isso seja exequível, em primeiro lugar, terão de conceder permissões para que o Gboard possa aceder à câmara do smartphone.

Quando isso estiver ativo, a aplicação da câmara irá enaltecer os pedaços de texto que conseguiu reconhecer. A partir daí, caberá aos utilizadores escolher as frases ou palavras que deseja para facilmente as transpor para o campo de introdução de texto do Gboard.

Assim, será mais fácil e eficaz divulgar pedaços de texto que queiras recolher de alguma imagem. Importa salientar que o processo de seleção de texto poderá ser repetido, o que permite o envio de várias partes do mesmo texto de forma consecutiva.

A nova funcionalidade para digitalização de texto poderá ser encontrada perto de opções como o tradutor ou revisor de texto. Trata-se de uma nova adição ao Gboard que almeja potenciar a produtividade e multitasking dos utilizadores Android.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.