Tudo o que já sabemos sobre a gama de smartphones OnePlus 9

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

A nova gama de smartphones OnePlus 9 será apresentada oficialmente a 23 de março. O último lançamento da empresa chinesa liderada por Pete Lau foi o OnePlus 8T em outubro último, pelo que está quase na hora de conhecer os seus sucessores.

Os rumores em torno dos novos smartphones foram gradualmente substituídos por fugas de informação mais credíveis. Entretanto, também estes dariam lugar a informações partilhadas pela chefia da empresa como é o caso das imagens do produto.

O OnePlus 9 é apresentado a 23 de março de 2021

Inspired by a bright new dawn. Meet the #OnePlus9Pro Morning Mist and #OnePlus9 Winter Mist on March 23.

— OnePlus (@oneplus) 15 de março de 2021

Internamente apelidado de "lemonade", seguindo a tradição da empresa em utilizar nomes de comida para os seus produtos, relembramos que o OnePlus 8 foi apelidado de "instantnoodle". Já o mais recente OnePlus 8T recebeu o apelido de "kebab".

A par do smartphone OnePlus 9, contamos também com o primeiro relógio inteligente da fabricante, o OnePlus Watch. Após vários anos de rumores, as últimas notícias dão como garantida a apresentação do smartwatch da marca chinesa com WearOS.

Contamos assim com dois novos smartphones - o OnePlus 9 e o OnePlus 9 Pro - bem como o relógio OnePlus Watch.

O OnePlus 9 será a versão base do novo smartphone Android

OnePlus 9
Aspeto provável do smartphone OnePlus 9. Crédito: Ishan Agarwal

Acima vemos o suposto esquema de cores para a versão base ou standard do próximo topo de gama da empresa. Estará disponível em preto (vidro com acabamento fosco), bem como em azul-claro e em púrpura com degradé prateado. A marca apelida estes esquemas de cor de Stellar Black, Arctic Sky, e Winter Mist, todos construídos em vidro com estrutura metálica.

As principais diferenças face aos modelos de 2020 residem no design da traseira do dispositivo móvel. Mais concretamente, na ilha das câmaras fotográficas que este ano ostentam a marca "Hasselblad", prometendo uma significativa melhoria na qualidade.

Em todos os smartphones contamos com o interruptor das notificações localizado na lateral direita. Este "botão" conveniente não estava presente no OnePlus Nord N10 nem no modelo N100, mas aparenta estar de volta em 2021.

O OnePlus 9 Pro será o smartphone mais cobiçado

OnePlus 9 Hasselblad 4gnews
A parceria com a Hasselblad coroará o lançamento dos OnePlus 9.

O modelo Pro vem coroar a nova gama de smartphones. O destaque vai para a parceria recente com a lendária marca Hasselblad no mundo da fotografia, responsável pelas primeiras câmaras fotográficas a chegar à lua e a captar o seu esplendor árido.

Acima vemos uma das imagens publicadas por Pete Lau, atual CEO da empresa, com a poeira lunar como pano de fundo, bem como um dos modelos mais recentes das máquinas Hasselblad de médio formato. Note-se o esquema de cor do telefone.

O novo telefone é construído em vidro e metal, também aqui com acabamento fosco, disponível em pelo menos dois esquemas de cor para a versão Pro, o "Morning Mist" - púrpura com degradé prateado - e "Winter Mist" - cinza / prateado.

Smartphones construídos em vidro com acabamento fosco

OnePlus 9 Pro
Aspeto provável do smartphone OnePlus 9. Crédito: Ishan Agarwal

Ainda de acordo com o leaker Ishan Agarwal o telefone da marca também estará disponível em preto e verde, para um total de quatro esquemas de cor. Em todos eles o vidro da traseira tem um acabamento sem brilho / fosco, mantendo-se mais limpo.

Em seguida podemos ver um dos protótipos do novo OnePlus 9 Pro pelas mãos do youtuber Dave2D. Trata-se de um vídeo relativamente sucinto, com cinco minutos de duração e onde podemos ver em mais detalhe as câmaras do telefone.

O vídeo acima explora algumas das capacidades e novos modos de criação presentes na aplicação da câmara do telefone. Aí encontraremos mais modos (software) desenvolvido em parceria com a Hasselblad e abrindo novas possibilidades criativas.

Note-se ainda que os novos smartphones da OnePlus são algo similares à gama Oppo Reno 5, apresentada pela empresa "irmã" em dezembro último. Os paralelos são mais notórios no design das câmaras, bem como no aspeto mais angular da traseira.

A aposta na fotografia marcará os OnePlus 9

OnePlus 9 Pro

A parceria entre a OnePlus e a Hasselblad pode colocar a marca junto das melhores fabricantes neste quesito fotográfico. Em concreto, junto da Huawei e da Leica, ou da Nokia e da Carl Zeiss, vindo corrigir uma das "falhas" comuns da OnePlus.

Aos interessados, já noticiamos as primeiras amostras oficiais das novas câmaras, com várias imagens captadas pelo novo terminal e partilhadas no canal oficial da marca. De igual modo, podem descarregar os wallpapers, disponíveis para qualquer Android.

A lot of you have said before that one of the biggest challenges for cameras is low-light shots. We'll take that challenge, right here. Three ultra-wide, low-light photos, three flagship phones: which do you think does best? #OnePlusVisionTest pic.twitter.com/P4QplbsHxx

— Pete Lau (@PeteLau) 15 de março de 2021

As novas câmaras tirarão proveito do novo sensor Sony IMX789 e refletirão a parceria com a marca sueca no processamento de cor a 12-bits. Aliás, uma das suas capacidades será a captação de imagens em 12-bit RAW para maior flexibilidade.

As câmaras poderão captar vídeo a 4K até 120 fps, ou 8K até 30 fps. A câmara frontal de 16 MP poderá captar vídeo em Full-HD a 30 fps.

A composição de sensores deverá empregar um primário de 48 MP, secundário de 50 MP e terciário de 2 MP na versão base (OnePlus 9). O modelo mais avançado (OnePlus 9 Pro) terá uma quarta câmara fotográfica na traseira.

Sublinhamos que o OnePlus 9 Pro contará com um grande ecrã AMOLED da Samsung com laterais curvas. Este painel contará com uma taxa de atualização de 120Hz e outros atributos que farão dele um dos melhores displays do mercado.

O Snapdragon 888 é o "coração" dos OnePlus 9

Ok, I can't help but share one more. It deserves it, especially given it takes 30 steps and more than 25 days to create the final finish on this extraordinary glass. #OnePlus9ProAlso, stick around again, might have another little test for you in a few minutes. pic.twitter.com/9HSQO2H7sz

— Pete Lau (@PeteLau) 15 de março de 2021

A par dos ecrãs com alta taxa de atualização (120 Hz) e resolução Full-HD+ (1080 x 2400 pixeis), possivelmente Quad-HD+ na versão Pro, contamos com o processador topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 888 a 5 nm.

A quantidade de memória RAM não é conhecida, mas pode começar nos 8 GB e chegar aos 12 GB, com o armazenamento interno a começar nos 128 GB, chegando aos 256 GB ou 512 GB de memória UFS 3.1.

Ambos os telefones devem empregar uma bateria com 4500 mAh de capacidade, com carga rápida a 65 W. Já o carregamento sem-fios pode estar reservado para a versão Pro, julgando pelas iterações anteriores do produto.

Por fim, Pete Lau já veio a público confirmar a presença do carregador / adaptador USB na caixa dos produtos. Aponta também que os consumidores internacionais poderão usufruir de dois anos de garantia, o padrão dentro da União Europeia.

O OnePlus Watch também chega a 23 de março

You asked for it. You're getting it.

— OnePlus (@oneplus) 12 de março de 2021

Ainda não conhecemos preços para qualquer um dos produtos a apresentar. No entanto, se estava à espera do primeiro smartwatch da marca, então fica descansado. Acima vemos a confirmação do lançamento do primeiro relógio inteligente da fabricante.

Espera-se que a nova gama de smartphones OnePlus comece a ser vendida no início de abril de 2021. Até lá ficaremos a conhecer oficialmente os novos produtos, bem como os respetivos preços.

Subsistem ainda alguns rumores sobre uma possível variante económica do OnePlus 9, apelidada de OnePlus 9E.

A OnePlus apresentará a gama de smartphones (e o seu primeiro relógio) a 23 de março.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.