Firefox volta a ficar operacional depois de lançar o caos entre milhões de utilizadores

Vitor Urbano

Durante os últimos dois dias, milhões de utilizadores do Firefox entraram em pânico, ao ver que todas as suas extensões deixaram de funcionar. Considerando que um dos principais pontos fortes do browser da Mozilla é a sua produtividade, graças ao vasto portefólio de extensões, este foi um acontecimento muito grave.

Como seria de esperar, a equipa de developers da empresa rapidamente colocou 'mãos à obra' para resolver o problema. Ainda que não tenham chegado a uma solução permanente, já foi lançada uma correção temporária, que deverá fazer com que todas as extensões voltem a funcionar normalmente.

Mozilla Firefox

A solução passa pela utilização do sistema Studies, utilizado para testar novas funcionalidades antes de serem lançadas para todos os utilizadores. Esta foi a melhor opção, que permite à equipa de developers lançar o hotfix sem que os utilizadores precisem de atualizar o browser.

Um simples certificado, tornou o Firefox 'inútil'

Por incrível que possa parecer, a causa deste problema está relacionado com um dos certificados da Mozilla, que expirou. A empresa não revelou ainda os motivos para que isso tivesse acontecido, mas é possível que tenha sido pura distração. Ainda que tenha sido lançada uma solução temporária rapidamente, não há ainda previsões para quando o problema será resolvido de forma permanente.

We're rolling out a fix for the issues with add-ons right now! It will automatically be applied, so you don't need to take any steps to make add-ons work again & all your data should be unaffected.Again, we're really sorry. More to come soon.https://t.co/3xvV6RX22u

— Firefox 🔥 (@firefox) 4 de maio de 2019

Um dos executivos da Mozilla já afirmou que a equipa está a trabalhar no desenvolvimento de uma resolução permanente, que não envolva a utilização do sistema Studies. Certamente que irão também colocar em vigor, medidas para que este tipo de situação não se volte a repetir.

O Firefox é um dos poucos browsers que consegue manter uma 'luta' acesa com o Google Chrome. Estas situações acabaram por fazer com que muitos utilizadores voltassem para o browser da Google, o que poderá afetar negativamente o futuro do Firefox.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.