Quando o espectador vê o título do segundo filme espanhol produzido pela plataforma Netflix, Fé de Etarras, provavelmenteespera um filme centrado na temática do terrorismo e tudo o que o poderá envolver. Mas o que assiste, é tudo menos a um filme sobre terrorismo.
Fé de Etarras, é uma comédia de humor negro, sobre um grupo de militantes da ETA que se junta à espera de indicações para um novo ataque terrorista.
Vê ainda: Huawei P9 Lite está a receber uma importante atualização de segurança!
O grupo de quatro elementos, que vive secretamente num apartamento e, cujo o seu líder é Martin( Javier Cámara - que também entrou em filmes como Truman, Viver é Fácil com os Olhos Fechados e Fala com ela -, são completamente diferentes entre si, criando situações hilariantes e momentos de humor mordaz, fazendo deste filme uma comédia bem conseguida.
O filme mostra como nem sempre as nossas convicções ou formas de pensar se coadunam com a nossa forma de agir. Martin é um etarra que nunca conseguiu um ataque bem sucedido e, quando passa a maior parte do seu tempo com mais três pessoas tão diferentes, tanto ele como os restantes, acabam por colocar em dúvida se é mesmo essa vida que querem e se tudo o que têm feito até então.
Fé de Etarras, uma comédia bem conseguida!
O ambiente intenso em que se encontram as personagens é brilhantemente minimizado pelos momentos cómicos que as personagens criam.
O realizador Borja Cobeaga (realizou também o filme Negociador - que foi nomeado para o Prémio Goya para Melhor Argumento Original), consegue destacar nesta longa-metragem momentos de humor perante situações de conflito entre personagens com pensamentos tão díspares e que causam muita desordem.
É assim que, Fé de Etarras, ganha um bom realce, pois, sem qualquer intenção pretensiosa de falar sobre um tema polémico como o terrorismo (embora mencionando-o), acaba por criar de forma inteligente uma comédia bem conseguida no meio de tantos conflitos emocionais e dramáticos.
Fé de Etarras, um filme original Netflix, pode ser visto desde o dia 12 de Outubro.
Outros assuntos relevantes: