Já podes descarregar aqui o Kernel do Motorola Moto X4

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Motorola Mobility acabou de disponibilizar o Kernel oficial para a última compilação de firmware (software de sistema) baseado no Android Nougat para o seu Motorola Moto X4, colocado este ficheiro na plataforma GitHub - Lenovo a marca tem lançado vários smartphones por ano. Só em 2017 tivemos um total de 12 novos equipamentos (e o ano ainda não acabou). Agora, para os programadores temos uma boa novidades.

A marca agora detida pela Lenovo tem demorado mais do que o habitual a publicar este tipo de informação crucial para que todo e qualquer desenvolver independente possa alterar e construir novas ROM's para este Motorola Moto X4.

Note-se que o código Kernel que acaba de ser publicado tem por base a última build baseada no Android 7.1 Nougat e que já foi disponibilizada para o público há algum tempo. Só agora é que chega ao domínio público.

Antes de mais, afinal o que é o código Kernel e porque é que ele é tão importante para os developers?

O Kernel é um componente do sistema operativo, uma das suas partes integrantes mas acaba por ficar tão escondido que a maioria dos utilizadores nunca ouviu sequer falar nele.

Em parte isto deve-se à sua importância para o funcionamento do sistema operativo e do smartphone e convém afastar os olhares curiosos ou inexperientes para que não aconteçam acidentes.

Smartphone ou PC, estas máquinas podem dividir-se sucintamente em duas camadas. Hardware (componentes físicos) e software (o sistema operativo, programas, componentes não palpáveis).

É aqui que o Kernel entra, ele é o mediador entre estas duas camadas. É ele que gera a interação entre o software e o hardware, que conjuga a máquina com o código.

É o Kernel que gere os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles. É parte vital, sem a qual nenhum programador pode criar novas Apps e programas para o respectivo dispositivo.

Motorola Moto X4 é um dos mais recentes smartphones da marca

Elucidado agora este conceito, voltemos à Motorola que normalmente costuma lançar logo o Kernel escassas semanas após o lançamento do produto.

Este Motorola Moto X4 foi aqui, na 4gnews.

Não podemos dizer que seja necessariamente um smartphone barato, afinal de contas são mais de $500 dólares, um preço que certamente não estará ao alcance de todo o consumidor do Brasil (R$ 1.699).

Características do Motorola Moto X4:

  • Ecrã / Tela IPS LCD de 5.2 polegadas
  • Resolução Full-HD (1920 x 1080p) 424ppp
  • Processador Qualcomm Snapdragon 630
  • Vidro Corning Gorilla Glass
  • 3/4GB de RAM
  • 32GB ou 64GB de armazenamento interno
  • Expansão via cartão microSD até 256GB
  • Bateria de 3000mAh
  • Dual câmara com flash LED
  • Sensores de 12MP e 8MP (grande angular 120°) na traseira
  • Câmara frontal de 16MP com flash LED
  • Leitor biométrico no botão central “Home”
  • Certificação IP68
  • Corning Gorilla Glass 3
  • Preço: R$ 1.699

Kernel do Motorola Moto X4 – Download via Github

Para mais informações sobre este tema e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, utilizas um destes Motorola Moto X4? Como tem sido a tua experiência de utilização com este belo Motorola?

Outros assuntos relevantes:

– Será esta a primeira imagem do smartphone Honor V10?

Para os norte-americanos, primeiro Amazon, Google e Microsoft. A Apple vem depois…

MIUI 9 – Como instalar a versão estável da MIUI 9 no Xiaomi Mi 6

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.