Falhas no Auto Pilot resulta na recolha de 2 milhões de carros da Tesla

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Cerca de 2 milhões de carros da Tesla vão ser recolhidos devido a problemas no sistema de condução autónoma da marca, o Auto Pilot (ou FSD — Full Self-Driving). A informação é da Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA), órgão regulador de segurança no trânsito dos Estados Unidos.

De acordo com a NHTSA, a decisão foi tomada após a realização de uma grande investigação acerca de uma série de problemas que o Auto Pilot já apresenta desde 2021. Contudo, acidentes motivados por problemas na tecnologia foram registados desde 2016.

Foram registados mais de 50 acidentes relacionados com o Auto Pilot

Tesla Auto Pilot
Imagem: Shutterstock / Flystock

Em 2016, um acidente na Flórida resultou em uma fatalidade. Após investigação, o Conselho de Segurança no Transporte dos Estados Unidos responsabilizou a Tesla por não restringir o uso do piloto automático às estradas adequadas, e por não garantir a atenção do condutor em alta velocidade com o recurso.

Em 2021 e 2022, o número de acidentes envolvendo os carros autónomos da Tesla aumentou. Casos como veículos parados na autoestrada e até mesmo colisões com carros da polícia foram registadas. Foi neste período que a investigação da NHTSA ganhou força.

⚠️ Recall Alert 2012-2023 Tesla Model S, 2016-2023 Model X, 2017-2023 Model 3, and 2020-2023 Model Y vehiclesRecalled for insufficient autopilot controls to prevent misusehttps://t.co/c83QaZRUF6

— NHTSA Recalls & Ratings (@NHTSArecalls) 13 de dezembro de 2023

Mais de 50 investigações pelos acidentes podem ter acontecido por problemas com o Auto Pilot da Tesla. Para o órgão, o design exclusivo da Tesla do seu sistema Auto Pilot "pode fornecer envolvimento inadequado do condutor e controlos de uso que podem levar ao uso indevido."

"A tecnologia automatizada é uma grande promessa para melhorar a segurança, mas apenas quando for implementada de forma responsável", declarou a NHTSA, num comunicado oficial na plataforma X.

Na publicação, a NHTSA especifica que veículos Tesla Model S 2012-2023, Modelo X 2016-2023, Modelo 3 2017-2023 e Modelo Y 2020-2023 passarão pelo processo de recall por motivos de 'controles insuficientes do piloto automático para evitar uso indevido'. Ao todo, quase 2 milhões de carros passaram pelo recall.

Tesla pronunciou-se e prometeu implementar mais controlos e alertas

Numa declaração oficial, a Tesla afirmou que vai corrigir as falhas do Auto Pilot para evitar problemas no futuro. Além disso, a fabricante comprometeu-se a implementar um software com atualização remota (over-the-air) que deverá incorporar controlos e alertas adicionais ao sistema Auto Pilot dos carros.

Segundo a marca de Elon Musk, o objetivo é "incentivar ainda mais os condutores a aderirem às suas responsabilidades de condução" e deixar claro que mesmo os sistemas de condução autónoma "ainda exigem um condutor completamente atento para assumir o controlo do volante a qualquer momento".

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.