Cyberboat? Cybertruck da Tesla poderá conduzir na água com o Wade Mode

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Em 2019, Elon Musk revelou seu desejo de um dia construir um carro submarino ou carro barco, semelhante ao veículo usado pelo espião James Bond nos filmes da década de 1970. A Tesla ainda não chegou lá, mas o Cybertruck parece ter dado um passo importante.

O tão aguardado carro de Musk possui um 'Modo de Navegação' que permite que o veículo se desloque através da água, ao comprimir a bateria e aumentar a altura de condução.

Em que condições poderá o Cybertruck ser conduzido na água

This is sick. Cybertruck has a toggle for “Wade Mode” in the Off-Road Baja Settings“Raises ride height and pressurizes battery when driving through water. “ pic.twitter.com/siTMdJ8uvC

— Nic Cruz Patane (@niccruzpatane) 6 de dezembro de 2023

O "Wade Mode" ou "Modo de Navegação" eleva a afirmação "veículo todo-o-terreno" a um novo nível. Em sua conta na plataforma X, o utilizador Nic Cruz Patane partilhou uma foto das opções do menu do modo Off-Road da Cybertruck.

Na imagem, podemos ver um 'Modo Wade', que 'aumenta a altura de condução e pressuriza a bateria quando se conduz na água'.

A Tesla já havia afirmado antes que o Cybertruck será à prova d'água o suficiente para ser conduzido na água por um breve período de tempo. O objetivo é que um dia o veículo possa ser utilizado para atravessar rios, lagos e até mares.

Cybertruck
Imagem: Divulgação / Tesla

Mas calma! Até mesmo Musk já revelou que o objetivo inicial é que o Cybertruck seja capaz de atravessar o espaço de água que existe entre a Ilha South Padre no Texas e a Base Estelar da SpaceX. E essa distância é de apenas 360 metros.

Agora que o Cybertruck começou a ser entregue, a opção do Modo Wade deixou muitos animados, mas o mais sensato é não lançar ainda o carro no mar. A própria Tesla não divulgou informações oficiais sobre o recurso, e a garantia do Cybertruck contradiz um pouco tudo isso no que diz respeito ao contacto do veículo com a água.

Por enquanto, o novo recurso do carro pode ser bem recebido como uma resistência a mais em casos de alagamentos ou zonas com água baixa, por exemplo. Mas, até uma declaração oficial, testes e aprovação dos devidos órgãos para um 'carro barco', a água ainda não está entre todos os terrenos em que o Cybertruck pode conduzir.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.