Facebook vai utilizar encriptação como medida de protecção de crianças

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Facebook planeia implementar várias medidas para proteger crianças contra possíveis predadores sexuais. De acordo com o Financial Times, uma dessas medidas é encriptar as mensagens em todas as plataformas da empresa (Facebook, Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram).

A responsável de segurança da empresa, Antigone Davis, confirmou que a empresa irá avançar com os planos de encriptação, para desgosto de algumas autoridades americanas. O Departamento de Justiça dos EUA, por exemplo, chegou a solicitar que o Facebook não avançasse com a encriptação, argumentando que isso dificulta possíveis investigações.

Davis deu bastante ênfase à prevenção de interações perigosas entre predadores e potenciais vítimas. "Quando o conteúdo nocivo é encontrado, o mal já está feito. O nosso objetivo é prevenir que as ligações perigosas sejam sequer feitas" afirma a responsável de segurança.

Encriptação de mensagens não é a única medida

Além da encriptação de mensagens, o Facebook pode utilizar outras formas para prevenir contacto de crianças com predadores. Uma delas é verificar contas que façam pedidos de amizade ou conversa a perfis de menores sem qualquer ligação em comum.

O Facebook também poderia também analisar e detetar conversas entre perfis com grandes diferenças de idade. Isto seria mais útil no Messenger e no Instagram, as plataformas de conversação mais utilizadas por jovens, ao contrário do WhatsApp, que tende a ter uma base de utilizador mais madura.

Antigone Davis afirma que a empresa está a tentar melhorar a ferramenta de denúncia de comportamentos inapropriados nas redes sociais. Esta melhoria passa por expandir as opções de denúncia e torná-las mais acessíveis na interface das redes sociais.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google reconhece que reconhecimento facial do Pixel 4 poderia ser mais seguro
  • Samsung Galaxy S10: falha de segurança deixa qualquer pessoa desbloquear o smartphone!
  • Trabalhadores chineses confiam mais em robôs do que colegas humanos, revela estudo
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.