Facebook sem contagem de likes? É o que a empresa está a ponderar

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

Alguns utilizadores do Facebook pelo mundo inteiro notaram uma diferença nos likes das publicações do Facebook. Em vez de aparecer o número de likes, apenas aparece um nome, sendo necessário clicar para ver a quantidade e as pessoas que interagiram.

A engenheira e leaker Jane Wong reparou nesta novidade no seu feed pessoal. Não tardou muito até que Wong capturasse imagens e partilhasse no Twitter. Eis como aparecem os likes e reações.

Como podes ver, a informação disponibilizada de imediato é apenas que "Victoria Lo e outros gostaram". Atualmente o Facebook indica "Victoria Lo e 34 outras pessoas gostaram", por exemplo. No entanto, o Facebook confirmou ao TechCrunch que na verdade isto trata-se de um teste, não uma função ativa.

O Instagram testou a mesma função em abril

Durante abril, utilizadores canadianos foram sujeitos a uma experiência onde não era possível ver o número de likes no Instagram. Neste caso, é possível ver os likes das próprias publicações mas não de outras pessoas. A experiência abrangiu 7 países diferentes.

  • Austrália
  • Brasil
  • Canadá
  • Irlanda
  • Itália
  • Japão
  • Nova Zelândia

Aparentemente, o teste no Facebook abrange publicações próprias e alheias pois Wong não conseguia ver os seus próprios likes. Seja como for, a informação ainda está disponível através da lista de pessoas, simplesmente já não aparece nenhum número.

Será que esconder likes melhora a experiência nas redes sociais?

É possível perceber a intenção de remover a quantidade de likes. É uma espécie de incentivo para que o utilizador não se foque na quantidade de likes que teve mas em quais pessoas interagiram com a publicação. Isso faz sentido em publicações mais pessoais como família e amigos.

Contudo, para celebridades e negócios que precisam de saber os likes para fazer métricas e perceber o sucesso das suas publicações, é algo negativo. Além disso, sejamos sinceros, as redes sociais são locais de gratificação instantânea onde as pessoas sentem felicidade ao saber o número de likes numa publicação.

Editores 4gnews recomendam:

  • Controla o teu iPhone com os olhos com esta aplicação grátis
  • Instagram quer acabar com o spam nas tuas mensagens: sabe como
  • Zao: a app que faz deepfakes impressionantes em apenas 8 segundos (vídeo)
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.