Facebook quer ser independente do Android. Entende como

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Mark Zuckerberg quer dar o próximo passo no seu caminho para dominar o mundo da tecnologia. De acordo com o The Information, a empresa está a preparar-se para começar a desenvolver o seu próprio sistema operativo e tornar-se completamente independente do Android.

O Facebook colocou o programador Mark Lucovsky encarregue de desenvolver um sistema operativo de raiz. Lucovsky trabalhou anteriomente na Microsoft tendo atualmente a posição de gestor de sistemas operativos no Facebook.

O Facebook quer garantir que "tem espaço no futuro"

O vice-presidente da divisão de hardware do Facebook, Andrew Bosworth, fez algumas declarações a explicar as motivações por trás da criação de um sistema operativo de origem. Bosworth afirma que o Facebook não pode depender da concorrência para ter lugar nas plataformas, sejam telemóveis ou computadores.

Assim sendo, Bosworth e a empresa acreditam que criar um sistema operativo para ter independência é uma operação de extrema importância. O Facebook simplesmente não quer mais que as suas aplicações e plataformas dependam de empresas como Apple e Google.

No entanto, isto não significa que o Facebook queira desaparecer dessas plataformas. Na verdade, com um sistema operativo próprio, o Facebook terá a vida facilitada para lançar mais produtos da sua marca como os headsets de realidade virtual Oculus Rift.

O sistema operativo do Facebook irá certamente enfrentar dificuldades

O Facebook está sobre constante escrutínio de várias entidades, devido a acusações de práticas anti-concorrência. Seja a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos ou a Comissão Europeia, a empresa está sobre constante investigação.

Assim sendo, a criação de um sistema operativo próprio pode muito bem motivar ainda mais esse tipo de investigações. Seja como for, ainda estamos a "anos-luz" de ver uma aposta do género da empresa a mostrar frutos, muito menos uma versão final.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.