Facebook processado por tentar eliminar empresas rivais

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Facebook está mais uma vez envolvido num processo em tribunal. Desta vez a empresa americana está a ser processada por quatro programadores de apps mobile que alegam ser afetados pelo monopólio praticado pelo Facebook.

O processo detalha que a empresa de Zuckerberg começa por identificar possíveis apps concorrentes ao WhatsApp, Messenger e Instagram. Posteriormente, o Facebook limita o acesso de tais apps dentro das suas plataformas, de forma a "eliminar" rivais. Um dos casos é a app de comunicação chinesa WeChat.

As outras empresas de desenvolvimento decidiram manter-se anónimas mas os documentos acusam o Facebook de gerir um esquema de monopólio nos Estados Unidos. Esta não seria a primeira vez que o Facebook é acusado de práticas anti-concorrência. Afinal, a empresa é proprietária das plataformas mais populares do planeta (WhatsApp, Instagram e Facebook).

Facebook está sob constante escrutínio

Políticos americanos, empresas rivais e até mesmo a União Europeia tem vindo a acusar o Facebook de manter um monopólio injusto no mundo das plataformas sociais. A empresa tem o hábito de adquirir empresas rivais (como o Instagram) e quando não consegue, tenta copiar ou mesmo eliminar as mesmas.

A verdade é que para quem quer promover os seus produtos, personalidade ou conteúdo, não existem mais opções viáveis além do Facebook e Instagram. Conforme mencionado, a empresa é proprietária das plataformas mais utilizadas em todo o mundo, não existe competição possível.

Esta situação cria inevitavelmente um monopólio onde é praticamente impossível surgir uma nova rede social que consiga obter um nível minimamente semelhante de popularidade. As empresas "resistentes" são o Twitter e o Snapchat, sendo que esta última já teve várias propostas do Facebook para aquisição.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp com anúncios? Facebook parece ter abandonado a ideia
  • Huawei vai seguir o terrível exemplo da Xiaomi e Realme!
  • União Europeia quer regular avanço de inteligências artificiais. Entende como
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.