Facebook pede desculpa por erro que insultou presidente chinês

António Guimarães
Comentar

Conforme avança o The Guardian, o Facebook viu-se recentemente envolvido numa pequena controvérsia devido a uma tradução mal-feita. A polémica advém de uma publicação na rede social de uma conselheira de estado chinesa sobre o presidente chinês Xi Jiping.

No entanto, quando traduzido de birmanês para inglês, o nome do presidente chinês apareceu como "Mr Sh*thole". O Facebook desde então corrigiu esse erro e apresentou um pedido de desculpas público pela situação caricata.

É uma questão de língua e traduções automáticas que produziu um efeito nada agradável. O Facebook explicou que a sua base de dados de birmanês não continha os nomes "Xi Jiping". Assim sendo, o tradutor fez o melhor que pôde com a palavra "Xi" transformando em "Shi", juntamente com o resto da palavra ofensiva.

xi jiping
Presidente chinês Xi Jiping

Facebook tinha supostamente acabado com as traduções birmanesas

Em 2018, a Reuters reportou uma situação semelhante com as traduções do Facebook de birmanês para inglês. Assim sendo, na altura uma porta-voz do Facebook informou que a rede social tinha desativo a funções de traduções para a língua birmanesa.

Contudo, parece que a função voltou visto que a tradução das frases relacionadas com o presidente chinês tiveram o mencionado efeito bizarro. Esperemos que a China não fique chateada com a rede social, se bem que o Facebook está banido no país portanto, não deve fazer muita diferença.

Há muitos sites famosos bloqueados na China, um deles sendo o Facebook. Devido ao governo autoritário da China, os utilizadores chineses tem se contentar com as redes sociais existentes internamente como a Weibo, donde provém muitas fugas de informação do mundo da tecnologia.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.