Facebook Messenger perde esta função útil a 28 de setembro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Em 2016 a rede social Facebook trouxe para o seu Messenger a possibilidade de receber e enviar mensagens de texto (SMS) através da própria plataforma. Desde então, caso assim quisessem, podiam usar o Facebook Messenger como gestor de mensagens.

Certamente já se terão deparado com esta funcionalidade quando instalam pela primeira vez a aplicação do Facebook, ou do Facebook Messenger nos respetivos dispositivos. Após a primeira abertura e login, o utilizador é convidado a usar este serviço da rede social.

Deixarás de poder usar o Facebook para gerir as SMS

Facebook SMS

Agora, para os utilizadores que tiram efetivamente partido desta funcionalidade temos más notícias. A decisão foi anunciada pela própria tecnológica norte-americana, dando conhecimento da sua descontinuação já no próximo mês. Mais concretamente, a 28 de setembro.

"Se utilizares o Messenger como a app de mensagens SMS predefinida para o teu dispositivo Android, quando atualizares a app depois de 28 de setembro de 2023, tem em atenção que já não vais poder utilizar o Messenger para enviar e receber mensagens SMS enviadas pela tua rede móvel.", aponta a própria plataforma.

Terão que optar por outra app de gestão de SMS

"Vais continuar a poder enviar e receber mensagens SMS através da tua rede móvel, bem como aceder ao teu histórico de mensagens SMS, através da nova app de mensagens predefinida do teu telemóvel."

"Se não escolheres a tua própria app de mensagens predefinida, as tuas mensagens SMS vão automaticamente para a app de mensagens predefinida do teu telemóvel. Por exemplo, a app de mensagens do Android."

Fim do serviço agendado para o dia 28 de setembro

Facebook

Como alternativa indicamos a aplicação Mensagens, da Google - grátis na Play Store - pela facilidade de utilização, versatilidade e suporta para RCS, o mais recente padrão de comunicações encriptadas. É uma alternativa sólida e, aliás, já presente por predefinição em vários dispositivos móveis Android.

Por outro lado, os utilizadores iOS não terão qualquer problema em usar a iMessage da Apple. Por fim, o grupo Meta não justificou o porquê desta decisão que colocam um fim à funcionalidade lançada em 2016.

Em todo o caso, para os serviços rivais da Google e outras concorrentes, a "perda" do Facebook acabará por ser o seu ganho em novos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.