Facebook: inteligência artificial já limpou 100 milhões de contas falsas

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Contas falsas são um grande problema para o Facebook visto que a maioria são inativas e prejudicam as estatísticas do site. Para combater a situação, o Facebook anunciou um novo método para detetar e eliminar contas falsas: inteligência artificial.

O Facebook chama-lhe DEC (Deep Entity Classification) e funciona num nível bem acima de qualquer sistema de deteção utilizado até agora. Os métodos tradicionais tipicamente incluem verificar o perfil do utilizador, se o mesmo exibir comportamentos repetitivos ou suspeitos.

No entanto, criadores de contas mais avançados podem alterar o comportamento, adicionando ou retirando amigos, para dar mais autenticidade à conta. Aqui é que entra a DEC, que consegue detetar padrões de comportamento, analisando as relações das contas com amigos, páginas e grupos.

DEC analisa informações e comportamentos das contas falsas

A DEC consegue detetar contas falsas num grupo de Facebook, por exemplo. Ao analisar a quantidade de membros, administradores e publicações, a inteligência artificial consegue ter uma ideia bastante detalhada se se trata de uma conta falsa ou legítima.

É claro que a inteligência artificial não é perfeita. Caso a conta apontada como falsa seja verdadeira, o utilizador recebe um aviso onde pode contestar essa decisão. É provável que um utilizador acusado erradamente consiga provar facilmente que é legítimo.

Entretanto, a DEC tem provado ser bastante útil pois o Facebook afirma já ter removido 100 milhões de contas falsas nos últimos 3 meses. O Facebook estima que cerca de 5% dos utilizadores ativos mensalmente são contas falsas.

Contudo, o grande teste está a caminho: as eleições presidenciais dos Estados Unidos são daqui a 9 meses, onde o Facebook e todas as redes sociais irão desempenhar um papel importante.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook vai alterar os planos para a sua criptomoeda Libra
  • WhatsApp para Android e iOS recebe o tão aguardado Dark Mode
  • Google Fotos está muito mais bonita e prática com a nova atualização!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.