Facebook e Twitter multados na Rússia por não excluírem conteúdo

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Esta terça-feira, um tribunal russo multou o Facebook e o Twitter por não apagarem conteúdo proibido dos seus murais. A pena aplicada de cinco multas ao Facebook totaliza um valor de 21 milhões de rublos, algo aproximado dos 245.000 euros, enquanto que o Twitter foi condenado a pagar cinco milhões de rublos (cerca de 58.100 euros).

Desde há algum tempo que a Rússia tem vindo a aumentar o controlo e pressão sob as empresas tecnológicas norte-americanas.

Situação essa que culminou no facto das autoridades russas acusarem as empresas de interferência nas suas próximas eleições legislativas que acontecem este mês de setembro.

Google multada pelas autoridades russas

Frequentemente, as autoridades russas emitem ações legais contra plataformas na Internet que não excluem material considerado ilegal, como são os conteúdos que incitam ao consumo de droga e suicídio.

O gigante de pesquisa Google também já foi multado pelas mesmas autoridades pelo mesmo motivo, assim como por não armazenar dados dos utilizadores russos em serviços da Rússia.

Editores 4gnews recomendam:

  • https://4gnews.pt/facebook-abre-excecao-nas-suas-regras-para-personalidades-publicas/
  • Mensagens Google vai ter uma das melhores funções do Gmail
  • Google Files: app mais usada para poupar espaço no telefone ganha ferramenta ideal
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt