Facebook decide lançar nova App que ninguém pediu e poucos precisam!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A equipa de desenvolvimento de novos produtos experimentais do Facebook (NPE) lançaram agora uma nova aplicação inspirada no Messenger Rooms, mas apenas para chamadas de voz. Esta aplicação, chamada CatchUp, vai poder juntar até 8 amigos e familiares numa chamada de voz em grupo.

Ainda que esta aplicação pareça ser completamente desnecessária, considerando todas as alternativas já estabelecidas no mercado, Nikki Shah afirma que existe um público alvo interessado na sua funcionalidade única.

Shah diz que os estudos realizados revelaram que um dos principais motivos que leva as pessoas a não ligar para os amigos e familiares é o facto de não saberem quando estão disponíveis para falar e não querem ser inconvenientes.

Equipa do Facebook "inventa" um novo problema para justificar a nova aplicação

Sinceramente, esta parece ser uma justificação totalmente fabricada para que tivessem um motivo para lançar a nova aplicação CatchUp. De acordo com as informações reveladas numa publicação no blog oficial do Facebook, existem 3 pontos principais que tornam esta aplicação única:

  • Estado que revela quando o utilizador está "pronto para falar"
  • Apresentação de grupos de conversação ativos a que te podes juntar
  • Não é preciso conta no Facebook, pois a aplicação funciona com a lista de contactos tradicional

Excluindo a última funcionalidade, as restantes parecem ser simplesmente redundantes, considerando todas as alternativas já disponíveis no mercado. Além disso, o próprio Facebook tem já várias aplicações que permitem conversas de voz em grupo, de forma fácil e prática.

A última característica, poderá realmente alcançar um grupo de utilizadores específico que não está presente em nenhuma rede social, tornando a interação com amigos e familiares mais prática e rápida.

Ainda assim, parece difícil justificar o lançamento de uma aplicação independente. Faria sim mais sentido se, o Facebook implementasse estas funcionalidades numa das suas existentes aplicações, não correndo o risco de fragmentar a sua grande base de utilizadores.

De momento, a CatchUp está disponível para iOS e Android, mas apenas para os utilizadores nos Estados Unidos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google: YouTube prepara a atualização mais controversa de sempre
  • Utilizadores de Facebook criam falsos grupos de trabalho hilariantes
  • Twitter já está a implementar as suas “Instagram Stories”. Vê como funciona
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.