Facebook condenado a pagar multa recorde por falhas de privacidade

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos condenou o Facebook a pagar uma multa recorde de 5 mil milhões de dólares (cerca de 4,4 mil milhões de euros). Esta sanção surge como causa das sucessivas violações de privacidade dos utilizadores da rede social.

A notícia foi avançada pelo The Wall Street Journal, que cita fontes anónimas sobre os resultados da votação. Segundo a publicação, a medida foi aprovada com três votos dos membros do partido republicano, contra dois votos dos nomeados pelo partido democrata.

Facebook já estava preparado para uma multa destes valores

Caso estes números se confirmem oficialmente, vão ao encontro das estimativas divulgadas em abril nos resultados trimestrais do Facebook. À data, a empresa de Mark Zuckerberg admitiu que estava preparada para receber uma multa de entre 3 mil a 5 mil milhões de dólares da FTC.

Devemos ter em conta que estes números significam que esta é a maior multa já aplicada a uma empresa tecnológica por um organismo regulador. No entanto, tanto a FTC como o Facebook ainda não vieram a público fazer qualquer comentário, confirmando ou desmentindo a notícia.

Cambridge Analytica desencadeou a investigação

Tudo começou em março de 2018, quando foi revelada uma informação de que a Cambridge Analytica teria usado uma aplicação para recolher dados de 87 milhões de utilizadores do Facebook. Estes dados foram recolhidos sem qualquer consentimento, e alegadamente vendidos à campanha do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Agora que a votação foi concluída, o The Wall Street Journal escreve que o assunto foi transferido para o Departamento de Justiça, que tomará a decisão final. Ainda que normalmente este organismo não modifique sanções da FTC. A partir de agora o Facebook terá de informar a FTC de cada decisão que tome em relação aos dados dos utilizadores.

A imposição da FTC é de que haja uma admissão de culpa. Tal significa que Mark Zuckerberg e os dirigentes máximos do Facebook terão de vir a público admitir que falharam na proteção de dados privados dos utilizadores da rede social.

Editores 4gnews recomendam:

  • Erro mostra como o Facebook classifica as tuas fotografias
  • Trump não convidou Facebook nem Twitter para reunião de redes sociais
  • Facebook atualiza os seus Termos de Serviço. Descobre o que muda
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.