Facebook: como exportar os "posts" para o Google Docs ou Wordpress

Rui Bacelar

A rede social Facebook é, a par da Google, uma das grandes tecnológicas ávidas pelas informações, dados e atividade dos utilizadores online, tendo em conta o que conseguem saber sobre nós. Agora, o utilizador pode exportar as publicações do Facebook.

Pode fazê-lo para o Google Docs, ou mesmo para o WordPress. Após os pedidos dos utilizadores a rede social não só permite ver os dados a que esta tem acesso, mas também exportar estas métricas e detalhes para outras plataformas como as supracitadas.

É possível ter acesso e exportar as publicações feitas no Facebook

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Temos visto por parte do Facebook uma tentativa de aproximação ao utilizador no sentido de promover uma imagem de transparência e maior informação para com este. Sendo previamente possível descarregar uma súmula daquilo que o Facebook sabe sobre quem o usa, há agora também a possibilidade de exportar estes relatórios para plataformas como o Google Docs, bem como o WordPress.

Os utilizadores têm vindo a pedir esta possibilidade de acesso aos seus dados, algo a que a gigante da Internet acaba agora por aceder. É uma das maiores "vitórias" para o utilizador comum desde o acesso às suas galerias de vídeos e fotos na rede social.

Na prática, podemos exportar as publicações feitas no Facebook, carregando-as posteriormente para plataformas externas como o WordPress e Google Docs. Aí o utilizador pode publicar, editar, estudar ou armazenar todo o fornecido pelo Facebook. O anúncio foi feito hoje (20) através do blog da rede social.

Podemos exportar as publicações para o Google Docs ou Wordpress

Facebook

Qualquer utilizador do Facebook pode ter acesso aos dados e exporta-los para ambas as plataformas. Para tal, basta acederem à secção dedicada, e seguir os passos apresentados. Temos três passos sucintos para efetuar este processo e novos destinos.

O utilizador pode assim descarregar a súmula dos seus dados, publicações, fotos e vídeos de que o Facebook tem conhecimento. O download pode ser feito para diversas plataformas, ficando armazenado, por exemplo, na Dropbox.

A par do acesso ao acervo de fotografias, vídeos e dados do utilizador, temos agora mais um componente / vetor a que o utilizador tem controlo. Tudo aquilo que já publicou na rede social, todos os posts efetuados na rede social.

O novo destino aplica-se apenas às publicações ou Posts no Facebook

Facebook posts

"Podes transferir Posts que tenhas criado. Não vais poder transferir Posts que tenhas criado num grupo ou numa Página, ou que um amigo teu tenha criado.", tal como aponta a rede social na secção dedicada.

Para fazer uma recolha dos dados dos "posts" ou publicações, podendo o utilizador escolher "Todas", ou apenas algumas. Por fim, o destino deste compêndio pode ser o Google Docs, ou o Wordpress.

Podem encontrar esta nova opção e dar início ao processo de agregação e exportação dos posts através da área dedicada, ou a partir das Definições. Devemos procurar pela secção "As tuas informações do Facebook" e dar início ao processo indicado.

Facebook app dica
Também podemos exportar os posts a partir da app para Android.

Este mesmo recurso também está disponível através da app Facebook para Android. Em ambos os casos o processo pode demorar algumas horas, dependendo do volume de publicações efetuadas pelo utilizador desde que aderiu à rede social.

É, em síntese, uma nova opção de controlo e transparência colocada nas mãos do utilizador pelo Facebook.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.