Facebook começa a testar separador com notícias na app mobile

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Ainda no início do ano o Facebook afirmou que estava a considerar colocar um separador para notícias na rede social. Nesse sentido, a empresa já começou a testar essa funcionalidade na aplicação para telemóveis, em utilizadores dos Estados Unidos. Os testes são limitados e não afetam todos os utilizadores.

O Facebook News já inclui notícias de várias fontes americanas como o Wall Street Journal, USA Today, BuzzFeed, Bloomberg, Fox Business e NPR. O Facebook irá pagar taxas anuais na ordem dos milhões de dólares a esses jornais para publicaram o conteúdo na rede social.

A verdade é que todas as fontes citadas já possuem páginas de Facebook onde as pessoas podem acompanhar as notícias. Isto significa que se um utilizador já segue páginas de notícias, ainda mais inundado será o seu feed quando o novo separador entrar em vigor.

Utilizadores vão poder ligar as suas subscrições ao Facebook

Alguns dos jornais mencionados como o Wall Street Journal, requerem uma subscrição paga para a maioria dos seus artigos. Assim sendo, subscritores vão poder ligar os sites ao Facebook, recebendo as notícias diretamente na aplicação.

Será possível ainda esconder artigos, tópicos ou jornais que os utilizadores não estejam interessados. Adicionalmente o Facebook afirma que todos os jornais tem de seguir as suas regras de publicação.

Supostamente, o Facebook criou esta aba de notícias para combater a onda de de "fake news", que assola o espectro político dos Estados Unidos. Contudo, dado o histórico de escândalos de privacidade, falta de transparência na gestão de dados de utilizadores e tendências políticas da rede social, está por saber se os utilizadores irão confiar na plataforma.

Editores 4gnews recomendam:

  • Mensagens Google: nunca mais te vais esquecer de responder a uma mensagem! (APK)
  • Google Calendário. Descobre como criar eventos de forma mais rápida
  • YouTube Music para Android: atualização traz finalmente widget oficial! (APK)
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.