Facebook atualiza os seus Termos de Serviço. Descobre o que muda

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O Facebook anunciou ajustes nos seus Termos de Serviço. O objetivo é que os utilizadores percebam os seus direitos ao usarem os seus produtos, e como a rede social faz dinheiro. Estes ajustes não alteram nenhum dos seus compromissos ou políticas, pretendendo apenas explicar as coisas de forma mais clara.

Esta atualização acontece depois de em abril a Comissão Europeia ter forçado a rede social a dizer aos utilizadores que faz dinheiro com anúncios baseados nos dados dos utilizadores. O Facebook concordou em retificar os seus Termos até ao final de junho, e anuncia agora o que foi revisto.

O que foi adicionado aos Termos de Serviço do Facebook:

  • Como fazem dinheiro: a rede social passa a incluir mais detalhes sobre como faz dinheiro. No comunicado, é adiantado que o Facebook não cobra dinheiro pela utilização dos seus serviços porque várias empresas lhes pagam para mostrarem anúncios aos utilizadores;
  • Remoção de conteúdo: é fornecida mais informação sobre o que acontece quando o Facebook remove conteúdo que viola os seus termos ou políticas;
  • Os teus direitos de propriedade intelectual: quando partilhas as tuas fotografias ou vídeos, continuas a ter os direitos de propriedade intelectual desse conteúdo. No entanto, dás permissão ao Facebook para mostrar esse conteúdo, que teoricamente acaba quando o conteúdo é apagado;
  • O que acontece quando apagas algo: foram adicionados mais detalhes sobre quando apagas algo que antes partilhaste. Por exemplo, o Facebook afirma que quando apagas algo, o conteúdo não fica mais visível, mas pode demorar até 90 dias para ser removido dos sistemas da rede social.

Novos termos entram em efeito a 31 de julho

Estes novos termos terão efeito para qualquer utilizador do Facebook a nível global a partir de 31 de julho de 2019. Caso tenhas interesse, podes conhecer todas as mudanças visitando a página de Termos de Serviço do Facebook. O futuro dirá as mudanças efetivas desta atualização promovida pela rede social.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook admite o quão irritantes são os pontos vermelhos. Vais poder desativa-los em breve
  • Facebook vai classificar comentários para mostrar conteúdo mais 'importante'
  • WhatsApp testa partilha de 'Status' diretamente no Facebook e outras Apps
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.