Face ID continua longe do Android devido aos custos de produção

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Os método de autenticação biométrica têm evoluído ao longo dos últimos anos. Estes deixaram de se cingir à simples impressão digital para abranger outras características como a Íris ou a nossa cara. Já a Apple, no seu iPhone X, ignorou todas as possibilidades para nos oferecer apenas o Face ID, algo que está a demorar a chegar ao mercado Android.

Não muito tempo depois da apresentação do iPhone X falou-se que o Face ID poderia ser o próximo objetivo das fabricantes Android. Este novo método de autenticação teria se sobreposto à ânsia de colocar um leitor de impressões digitais debaixo do ecrã do smartphone.

Vê ainda: Intelligent Scan. Algo que mistura o leitor de íris e o reconhecimento facial.

O Android ainda está longe de replicar o funcionamento do Face ID da Apple

Mas então porque razão as fabricantes Android ainda não investiram seriamente nesta tecnologia? Esta poderá ser uma das interrogações na tua cabeça chegados aqui. A resposta para tal poderá estar no preço elevado dos componentes necessários ao seu desenvolvimento.

Segundo aquilo que avança agora a Digtimes, o fornecimento destes componentes continua num nível baixo. Isto repercute-se num elevado preço dos mesmos. Alegadamente, os preços variam entre os 30 a 50 dólares por unidade.

Se para o desenvolvimento de um topo de gama este valor possa não parecer muito elevado, o mesmo não se aplica a modelos de gama media. É certo que tal tecnologia apareceria, em primeiro lugar, nos topos de gama e só posteriormente nos gama média. Mas este valor está, aparentemente, a afugentar as tecnológicas.

Será que algum dia veremos um smartphone Android com Face ID? Isso nunca o saberemos até que algum seja devidamente apresentado. A Digitimes crê que o preços dos componentes possam cair caso os iPhone para 2018 possuam esta tecnologia. Veremos o que o futuro nos reserva.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Motorola Virtual Viewer, o próximo Moto Snap para os Moto Z3

Google Assistant permitirá comandos personalizados por terceiros

Huawei P20 Lite – Imagem real confirma design final do smartphone

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.