Ex-engenheiro da Google forçado a pagar multa milionária à empresa

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Anthony Levandowski é um ex-engenheiro da Google, famoso por liderar a divisão de carros autónomos da empresa antes de se juntar à Uber. Levandowski está neste momento envolvido numa disputa que o pode forçar a pagar 179 milhões de dólares à Google.

A Google acusou Levandowski de roubar 14 mil documentos relativos ao desenvolvimento de carros autónomos. Em 2019, o caso acumulou 33 acusações de roubo de segredos comerciais da Google.

Entretanto, de forma a defender-se, Levandowski declarou falência, afirmando que possui menos de 100 milhões de dólares em bens pessoais. Contudo, a Google pagou um bónus de 120 milhões de dólares ao ex-funcionário, pelo seu trabalho no desenvolvimento de carros autónomos.

Contrato com a Uber pode ser a salvação de Levandowski

De acordo com o New York Times, o contrato que Levandowski tem com a atual entidade patronal, Uber, pode salvá-lo de pagar a multa à Google. Levandowski e a Uber tem um acordo de indemnização, onde a multa pode ser paga pela Uber e não do "bolso" do engenheiro.

Assim sendo, a questão fica em aberto: quem pagará a multa? Supostamente será Levandowski e a Uber a decidirem quem irá assumir o pagamento, mas está claro que é difícil fugir à multa de 179 milhões de dólares. Contudo, não seria a primeira vez que a Uber faria pagamentos à Google.

A Waymo, empresa de carros autónomos propriedade da Google, fechou uma disputa o ano passado sobre patentes, onde a Uber acabou por pagar 245 milhões em acções à Waymo. Quem sabe, talvez esta situação tenha o mesmo desfecho, para o bem de Levandowski.

Editores 4gnews recomendam:

  • Peoople é a rede social onde tu podes ser um influencer e ganhar dinheiro!
  • Facebook: inteligência artificial já limpou 100 milhões de contas falsas
  • Coronavírus: China está a censurar mensagens no WeChat sobre a doença
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.