A equipa do site John’s Phones analisou todos os dados referentes ao mercado de smartphones, durante o ano de 2023, e está a revelar quais foram as marcas mais populares deste setor no ano passado.
Sem surpresas, Apple e Samsung lideram o ranking de mais populares e vendidos. Mas ainda assim, existem alguns dados a destacar. Por exemplo, o smartphone mais vendido da gigante sul-coreana não é um topo de gama.
Galaxy A14 é o smartphone mais popular da Samsung
Para realizar este estudo, a equipa do site John’s Phones apoiou-se nos dados divulgados pela empresa StatCounter e a primeira surpresa é que o modelo mais popular da Samsung é o Galaxy A14 e não um topo de gama da série Galaxy S23.
Mas ainda mais surpreendente é que o sucesso obtido por este modelo foi conseguido pela sua variante 4G. o “irmão gémeo” 5G do Galaxy A14 não usufruiu de tanto sucesso no mercado, ficando atrás nas vendas globais.
No sentido inverso, está a Apple que consegue que o iPhone 14 Pro Max seja o seu smartphone mais vendido. Logo atrás está o 14 Pro e depois o modelo base iPhone 14. Curiosamente, o iPhone 14 Plus não aparece nesta lista, mas o iPhone 13 consegue vender mais que o bem-sucedido Galaxy A14.
Apple domina mercado EUA e Samsung México e Israel
O relatório do site John’s Phones mostra também em que mercados as marcas brilharam mais. Novamente, sem surpresa, a Apple domina o mercado dos EUA, registando também bastante sucesso no Japão e Austrália.
Já a Samsung é a marca mais popular em Israel, no México e, claro, na Coreia do Sul. Por sua vez, a Xiaomi registou bastante sucesso nos mercados europeus da Grécia e Espanha, assim como no grande mercado que é a Índia. Este sucesso da Xiaomi reflete a crescente popularidade das marcas chinesas nos mercados internacionais.
De acordo com análises feitas por outras empresas, é esperado que o mercado global de smartphones registe um crescimento global, na ordem dos 3,8%. Prevê-se também que o segmento de smartphones dobráveis cresça, sobretudo impulsionado pelo mercado chinês. Neste ponto específico, Samsung e Huawei lideram as preferências dos utilizadores chineses, mas espera-se que outras marcas lancem equipamentos deste género com um preço bastante competitivo.
Editores 4gnews recomendam: