Volkswagen anuncia a chegada do ChatGPT aos seus carros

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O anúncio foi feito no contexto da CES 2024 e deixa todos os detentores de um carro Volkswagen curiosos sobre o futuro. Em breve, os carros da alemã contarão com o conhecido ChatGPT diretamente nos seus sistemas de informação e entretenimento.

As capacidades do chatbot da OpenAI serão integradas na assistente de voz IDA já presente nos carros da Volkswagen. Esta aguardada atualização será disponibilizada no segundo trimestre de 2024, a começar pela Europa.

ChatGPT quer aumentar a inteligência do software dos carros Volkswagen

Os primeiros modelos a receber o ChatGPT nos seus sistemas serão os ID3, ID4, ID5 e ID7. Fora do seu segmento de elétricos, também os novos modelos Tiguan, Passat e Golf serão abrangidos por esta novidade.

Volkswagen ID3

A integração do ChatGPT abrirá novos horizontes além do controlo do sistema de navegação e entretenimento, GPS, ar condicionado e outra informações sobre os carros da Volkswagen. Este chatbot vai também responder a questões de conhecimento geral.

Além do ChatGPT, os carros da Volkswagen contarão com o modelo de IA CaLLM capaz de responder a 10 mil questões relacionadas com o carro. Esta tecnologia irá "enriquecer conversas, esclarecer dúvidas, interagir em linguagem intuitiva, receber informações específicas do veículo e muito mais - totalmente mãos-livres".

O modo para despoletar o ChatGPT será similar o utilizado atualmente com a assistente de voz IDA. Os condutores poderão usar a frase "Hello IDA" ou pressionar o botão no volante para despertar a IA presente no seu veículo.

Sempre que a questão colocada ultrapasse o conhecimento da assistente de voz, o ChatGPT assumirá o controlo para fornecer as informações desejadas. As respostas serão dadas pela IDA sempre com menção à fonte da informação.

A integração desta IA traz alguns mecanismos de salvaguarda para questões relacionadas com profanidade, sexo e outros tópicos sensíveis. No palco da CES 2024 foi possível constatar que o chatbot absteve-se de responder a questões que pudessem promover marcas concorrentes.

Assim sendo, a Volkswagen torna-se na primeira grande construtora automóvel a integrar o ChatGPT diretamente nos seus carros. Aguardamos agora pela divulgação de um calendário mais claro para a disponibilização desta IA nos carros da marca.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.