Estudo demonstra que SMS são cada vez menos utilizadas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um estudo realizado na Alemanha demonstra o quão as mensagens escritas (SMS) estão a desaparecer dos hábitos dos utilizadores. De acordo com os seus dados, em 2018, foram enviadas apenas 8.9 mil milhões de SMS, face às 10.3 mil milhões do ano anterior.

Estamos a falar numa diferença de 1.4 mil milhões de mensagens escritas no espaço de doze meses. Mesmo com vários pacotes que incluem uma boa quantidade de SMS gratuitas, os utilizadores parecem cada vez menos inclinados para a utilização deste serviço.

Se recuarmos no universo deste estudo, vemos um diferencial ainda mais avassalador. Com efeito, em 2014, o mesmo estudo revela que foram enviadas 22.3 mil milhões de SMS. Ou seja, passados quatro anos, o número de mensagens escritas envidas diminuiu para mais de metade.

Facebook Messenger ou WhatsApp têm a sua culpa neste cenário

Naturalmente que as culpas por este cenário podem ser atribuídas a aplicações de troca de mensagens instantâneas. Serviços como o Facebook Messenger ou WhatsApp são os culpados do cenário que este estudo alemão demonstra.

Este tipo de aplicações tem vindo a ganhar popularidade ao longo dos últimos anos e, por consequência, a derrotar serviços concorrentes como as SMS. O facto de estes não requererem custos adicionais para troca de mensagens tem um enorme peso,

Ou seja, tendo o teu pacote de dados, não necessitas de gastar nem mais um cêntimo para falares com os teus amigos e familiares. Mesmo que estes estejam do outro lado do globo.

Para além disso, este tipo de serviços permite uma personalização das tuas mensagens que simplesmente não terás com SMS´s. Para não falar que possibilitam ainda a troca de outro tipo de conteúdos, como vídeo ou som.

Estará o futuro das SMS ameaçado?

A sua popularidade sofreu um grande arrombo ao longo dos últimos anos, e disso não há qualquer dúvida. Agora, qual será o futuro deste tipo de serviços, isso ninguém pode responder com certeza.

No meu ponto de vista, dificilmente as SMS´s irão desaparecer da nossa realidade. Esta continua a ser uma forma de comunicação inerente a qualquer smartphone e por muito que esteja a cair em desuso, haverá sempre alguém que as utilize.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pixel 4 pode chegar sem botões físicos e com buraco na câmara
  • Redes 5G podem interferir com a assertividade das previsões meteorológicas
  • OnePlus 7 Pro - Smartphone parece desenquadrado da empresa (opinião)
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.